Início Artigos Amplie a sua expectativa de vida

Amplie a sua expectativa de vida

1441
0
Imagem meramente ilustrativa
Praticar exercícios físicos e ter cautela com a alimentação são práticas necessárias para viver muito mais.
Quem está desfrutando das primeiras décadas de vida pode não dar tamanha importância à forma como leva o dia a dia. Afinal, muitos dos problemas de saúde aparecem de forma mais evidente na terceira idade, parecendo algo muito distante dos dias atuais.
Porém, muitos dos hábitos de hoje podem evitar diversas complicações futuras ou, então, aumentar a probabilidade de que elas ocorram. Por isso, praticar exercícios físicos e ter cautela com a alimentação são práticas necessárias para viver muito mais.
Faça uma atividade física que te agrade
Você já parou para avaliar quanto tempo destina aos eletrônicos (televisão, celular, computador, etc.) nos períodos em que não está trabalhando? Nas horas de folga, é importante se desligar dos aparelhos e destinar um momento aos exercícios.
Segundo José Modenese Junior, educador físico da Unimed de Taubaté, praticar atividade física é fundamental para a saúde de todas as pessoas que buscam qualidade de vida e longevidade. “Procure um médico cardiologista para avaliação, e orientações de um profissional de educação física antes de começar suas atividades”, recomenda.
O profissional cita os principais benefícios da atividade física: melhora na postura corporal, elasticidade e flexibilidade do corpo; eleva a autoestima; fortalece os músculos, ossos e sistema imunológico; combate o excesso de peso, acúmulo de gordura, estresse e indisposição; aumenta a produtividade nas tarefas cotidianas; reduz o colesterol, glicemia e propensão às doenças cardíacas; controla a pressão; dentre outros.
Mantenha uma vida alimentar saudável
Para uma alimentação equilibrada e saborosa opte pela variedade de alimentos – isso significa incluir alimentos como castanhas e nozes, grãos, verduras, tubérculos, leite e ovos, carnes e peixes. Outro item importante é moderar na utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar.
Flávia Siqueira, nutricionista da Unimed de Taubaté, destaca que manter uma alimentação saudável também consiste em reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados nas refeições; colorir o prato com verduras, legumes e frutas; utilizar apenas temperos naturais; ingerir bastante água por todo o dia; efetuar entre cinco a seis refeições ao dia com poucas quantidades de alimentos.
“Além de praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente, alguns hábitos são necessários para aumentar a expectativa de vida, como evitar ingestão de bebidas alcoólicas, não fumar, realizar check-up médico e odontológico anualmente e realizar atividades prazerosas”, explica a nutricionista.
Divulgação: KMS Comunicação