Associação Comercial e Empresarial faz recomendações a lojistas em Guaratinguetá

19 de março de 2020

Divulgação: ACEG

A Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá – ACEG, entidade que representa o segmento Comercial e Empresarial do nosso município, informa que está engajada na campanha de prevenção e combate ao coronavírus (COVID-19), e que se une aos órgãos públicos municipais e estaduais, quanto às medidas de recomendações e orientações de controle à disseminação da doença.

Ressaltamos, ainda, que tais recomendações são necessárias para que todos hajam de forma organizada e eficaz, não havendo nenhum motivo de intranquilidade quando à escassez ou falta de produtos, tampouco a necessidade de estocagem de alimentos e demais itens de consumo em casa.

Desta forma, enfatizamos que este é um momento de cautela e bom senso entre empresários e funcionários.

  1. Recomenda-se que as Empresas flexibilizem os horários de entrada e saída de seus colaboradores. Ou seja, criem escalas de horários fixos, diferentes para cada “grupo” de funcionários.

OBS: os horários de abertura e fechamento das empresas devem ser mantidos (conforme o atual).

O objetivo desta medida é reduzir o número de aglomerações em pontos de ônibus, bem como no interior dos transportes públicos coletivos.

        2. Aumentar as opções de horário de revezamento de almoço entre os funcionários.

O objetivo desta medida é evitar a aglomeração em refeitórios internos, bem como em restaurantes e lanchonetes.

        3. Às empresas que puderem, recomenda-se que deem férias a alguns funcionários e/ou utilizem o sistema de banco de horas (para isto, consulte o seu Sindicato e/ou seu Contador).

O objetivo desta medida é diminuir a aglomeração de pessoas no seu ambiente profissional, diante um momento de baixo consumo de mercadorias e serviços, bem como, de circulação de clientes.

        4.  Ofereça locais de higienização das mãos não só para seus funcionários, mas também para seus clientes, como água e sabão e também álcool gel 70%.

        5. A cada atendimento realizado, higienize por completo o local de atendimento.

Exemplo: mesa, balcão, maquininha de cartão, telefone etc.

        6. Mantenha a sua empresa a mais arejada possível, abra janelas e portas. Mude o layout interno, se precisar, deixando o ar circular.

Tratam-se de cuidados coletivos e individuais de situações do nosso cotidiano.

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