Caso confirmado de coronavírus em Guaratinguetá? – Entidades dizem que ainda é caso suspeito

16 de março de 2020

Hospital Maternidade Frei Galvão

Uma senhora de 66 anos, com suspeita de coronavírus deu entrada no Hospital Frei Galvão na sexta-feira (13/03), em Guaratinguetá. Ações de prevenções contra a doença estão sendo tomadas pelo poder público do município.

Segundo fontes que trabalham no hospital, o caso de coronavírus já foi confirmado e, a paciente já fez exames contra H1N1 e deu negativo. Inclusive, a entidade está desmarcando todas consultas ambulatoriais, além disso, os profissionais estão trabalhando de máscaras para se prevenirem contra a doença.

O Hospital Maternidade Frei Galvão e a Secretaria de Saúde através da Prefeitura negam  a confirmação do caso.

De acordo com o Hospital Frei Galvão, a paciente está internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva), residente de Lorena teve contato com o sobrinho que veio da Finlândia. Ela deu entrada na unidade hospitalar, com febre e falta de ar e está em isolamento realizando exames de investigação e aguardando o resultado. A Vigilância Epidemiológica está ciente.

De acordo com a Prefeitura, neste momento ainda não há confirmação deste caso. Está como caso suspeito. Hospital Frei Galvão e Secretaria da Saúde estão aguardando resultado dos exames. Algumas ações estão sendo executadas a partir desta segunda-feira. Veja abaixo:

Reunião da Prefeitura define ações para evitar o contágio do Coronavírus em Guaratinguetá

Após reunião realizada na Prefeitura de Guaratinguetá neste domingo (15/03), algumas ações foram definidas para evitar o contágio do Coronavírus em Guaratinguetá. Será editado um decreto nesta segunda-feira (16) pelo prefeito Marcus Soliva com as seguintes ações:

Criação de comitê de crise com as secretarias municipais da prefeitura para combate à propagação do Coronavírus.

Suspensão de atividades com Idosos promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Guaratinguetá e Secretaria Municipal de Esportes a partir de 16 de março de 2020.

Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino de forma gradativa, entre os dias 16 e 20 de março de 2020, e efetiva a partir de 23 de março de 2020 pelo prazo de 15 dias.

Suspensão das férias dos profissionais de saúde por 60 dias, com exceção das compulsórias.

Além do decreto, a prefeitura está atuando com outras ações no combate ao Covid-19:

Haverá uma reunião nesta segunda-feira entre a Secretaria Municipal da Saúde e os quatro hospitais (Santa Casa, Hospital Frei Galvão, Cepog e Hospital da Escola da Aeronáutica) para estabelecer plano de emergência, com:

a) ampliação do número de leitos com suporte respiratórios – hoje são 18 leitos

b) estabelecer novos setores dos hospitais com leitos de isolamento

Montagem de equipe de Saúde para acompanhamento nas residências dos casos suspeitos, para evitar que a pessoa possa ir ao Pronto Socorro e propagar o vírus na Unidade de Saúde.

Recomendação para que as pessoas evitem ir até o Pronto Socorro Municipal em casos desnecessários.

Orientação às pessoas que tiverem com sintomas: tosse, febre, coriza, espirro e falta de ar para permanecer em suas residências e avisar a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente pelo telefone (12) 3123-2900 ou whatsapp (12) 981931534.

Recomendação para pessoas idosas evitarem sair de suas residências, ou seja, sair somente em casos extremamente necessários.

Recomendação aos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e repartições públicas para que ampliem a higienização com álcool nas superfícies de materiais e equipamentos.

Recomendação para que tenha distância no mínimo 1 metro entre mesas em bares, lanchonetes, restaurantes e similares.

Recomendação para bares, restaurantes e similares que evitem aglomeração e não realizem eventos.

Ampla divulgação nos meios de comunicação oficiais e imprensa sobre o combate ao Covid-19.

De acordo com a entidade, a prefeitura pede o empenho para que possamos todos juntos combater o Coronavírus.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará 

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você