Início Notícias Guará Confira o balanço de casos de dengue em Guaratinguetá e Aparecida

Confira o balanço de casos de dengue em Guaratinguetá e Aparecida

1079
0
DENGUE
Imagem meramente ilustrativa extraída do site pt.wikipedia.org
No balanço realizado em 2016 pela Vigilância Epidemiológica de Guaratinguetá sobre a situação da dengue, os dados provisórios apontam que o município registrou, 859 notificações da doença. Destas, 23 casos autóctones já foram confirmados, 06 positivos importados, 776 resultados negativos e 54 casos aguardam resultados. Há 03 notificações de Zika Vírus aguardando resultado, e até o presente momento 0 notificações de Chikungunya.
Na cidade de Aparecida, os dados provisórios apontam que o município registrou, 96 notificações da doença. Destas, 15 casos autóctones já foram confirmados, 04 positivos importados, 48 resultados negativos e 29 casos aguardam resultados. Até o presente momento 0 notificações de Zika Vírus e Chikungunya.
É importante esclarecer que a dengue está mais associada ao calor e à água limpa do que simplesmente à chuva, porque qualquer pequena porção de água, desde uma tampinha de garrafa a um prato de vaso, pode ser um criadouro.
A população precisa estar atenta aos cuidados com o mosquito Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue como também a febre chikungunya e o Zika Vírus. Os sintomas são parecidos: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar. Porém, no caso da febre chikungunya, as dores nas articulações podem durar mais de seis meses. Já o Zika Vírus está associado aos casos de microcefalia nas gestantes com maior risco de má formação até o 3º mês de gravidez.  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará