Início Notícias Mundo Covid-19 no Mundo: 11,4 milhões de casos, 6,2 milhões de recuperados e...

Covid-19 no Mundo: 11,4 milhões de casos, 6,2 milhões de recuperados e 530 mil mortes

367
0
Fontes: Wikipédia European Centre for Disease Prevention and Control

Após o mundo afrouxar as regras de isolamento social impostas recentemente, a triste marca de 500 mil mortes pelo novo coronavírus foi alcançada recentemente. A pandemia da COVID-19 já atinge 188 países em todos os continentes segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e registra 534.588 mortes até esta segunda-feira, 06 de julho. São 11.465.636 os casos de pessoas infectadas e 6.269.860 casos recuperados no mundo.

A OMS informou que a América é o continente com maior número de casos registrados no mundo em julho, ultrapassando a Europa. A preocupação se estende pelo ressurgimento de casos na Europa, após vários meses de queda no número de novas infecções. Pelo menos 30 países europeus registraram uma alta das infecções nas últimas duas semanas de junho, sinais de um novo surto, o que seria terrível para as pretensões de controle da doença.

Neste início de mês de julho o Brasil segue sendo o destaque negativo, tendo ainda muitas mortes registradas diariamente, superando até os Estados Unidos. Só no domingo de 05 de julho foram mais 602 mortes aqui. O boletim diário do Ministério da Saúde que traz todas as informações sobre a disseminação da doença no país voltou a informar os dados de forma transparente após protestos da Câmara dos Deputados.

País mais infectado do mundo, os Estados Unidos registram agora mais de 2,9 milhões de casos da doença com mais de 130 mil mortes. O Brasil já é o 2º país onde mais morrem vítimas do novo Coronavírus, 64.867 até aqui e também o 2º em número de casos confirmados, com 1,6 milhão. Os dados são da Universidade Johns Hopkins (EUA). A América Latina já registra mais de 120 mil mortes, metade delas só no Brasil

A “quarentena” imposta por vários países envolveu mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo. O confinamento era justamente para evitar a propagação da doença, única medida vista atualmente pelos governos como eficaz, enquanto vacinas e medicamentos são testados mundo afora. Mais de 5 milhões de pessoas já se recuperaram da doença, grande parte nos EUA, Brasil e Alemanha, trazendo um alento. A maioria dos governos fechou fronteiras e lançou fundos de emergência financeira para apoiar a economia e evitar um colapso ainda maior.

Na Europa, que registra já mais de 170 mil mortes, as fronteiras da União Europeia (UE) foram reabertas após três meses de fechamentos forçados pela pandemia em março. Ainda assim, segue proibida a entrada de brasileiros, russos e norte-americanos onde a doença segue espalhando sem controle.

Reino Unido é o terceiro país com mais mortes com 44.305, a frente da Itália que soma 34.861Espanha (28.385) e França (29.896) são outros países com alto número de óbitos. O diretor para Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, disse ao jornal britânico ‘The Telegraph’ que o continente europeu pode enfrentar uma segunda onda de covid-19 no inverno. Apesar de os países estarem começando a flexibiliza as restrições, o momento é de preparação para que as capacidades dos hospitais sejam aumentadas e sistemas públicos de saúde, fortalecidos.

Na China, onde a COVID-19 iniciou, o temor do governo é também por um novo surto. Pequim fechou vários bairros da cidade e realiza milhares de testes na população com imposição de novos controles de segurança e fechamento de escolas. Foram detectados mais de 200 novos casos da doença nos últimos dias, depois de dois meses sem novos registro de novas infecções. A doença era considerada controlada até a detecção destes novos casos na semana passada. O ressurgimento do coronavírus gerou uma nova onda de incertezas sobre a cidade e no mundo. O número de mortos estagnou em 4.641, mas o total de casos subiu agora para 84.871.

Casos de Coronavírus no mundo

A mortalidade maior registrada é nos Estados Unidos, onde mais de 130 mil já morreram. Na Europa, somente Itália, França e Reino Unido somam 109 mil óbitos, num número que agora parece controlado e não deve crescer muito. Até então, poucos dados foram divulgados em relação a África. Informações preliminares dão conta de que o continente já tem mais de 800 mil casos até agora, devendo a pandemia se alastrar muito nos próximos dias.

Ásia

China – Um afrouxamento do controle rígido no país e a liberação da cidade de Wuhan foram decretados recentemente. Após novos casos encontrados, o governo da cidade informou que vai testar toda a população da capital Pequim. Dados oficiais da China estão sendo contestados em diversos países do mundo e o presidente americano, Donald Trump, já disse numa rede social que certamente há mais mortos na China do que nos EUA, e que o governo está tentando esconder estes dados.

Índia – O segundo país mais populoso do mundo, justamente atrás da China, começa a enfrentar um quadro mais grave de disseminação da doença agora em junho. A Índia ultrapassou a Rússia e agora é o 3º país mais infectado do mundo. O premiê Narendra Modi decretou a reabertura do país em 08 de junho, reabrindo shoppings, hotéis e espaços religiosos após dez semanas de confinamento. Na Índia, são 697.413 casos confirmados e 19.693 mortes até este 06 de julho.

Rússia – Agora o 4º país com maior número de infectados no mundo – 686 mil, por lá são 10.271 óbitos segundo o governo local. O presidente Vladimir Putin disse que o país está se recuperando com perdas mínimas e aproveitou para ‘alfinetar’ os Estados Unidos. “Estamos trabalhando com tranqüilidade e nos recuperando dessa situação do coronavírus com confiança e com perdas mínimas, mas nos Estados Unidos isso não está acontecendo“, disse Putin.

Europa

Itália – O número de mortos na Itália desacelerou e dados bem melhores já estão sendo registrados desde o início da pandemia. Ao todo, o surto já deixou 34.861 mortos no país. O governo destacou que o número de novos contágios e de pessoas hospitalizadas está em forte declínio. Em meio à queda na taxa de contágios, a Itália vem liberando gradualmente sua quarentena que durou 10 semanas.

Espanha – A Espanha também já registra dados melhores nos últimos dias. O Ministério da Saúde espanhol divulgou que são 250 mil o número de infectados e 28.385 mortes. Na primeira semana de julho apenas 20 mortes foram registradas, melhor dado dos últimos dois meses.

O país deu início à reabertura de locais e a liga espanhola de futebol retornou em junho. A Espanha é o quarto país com maior número de mortos da Europa, atrás de Reino Unido, Itália e França.

Inglaterra – O Reino Unido ainda sofre com a doença e tem 44.305 mortes e 286 mil casos confirmados. Em média, o país ainda soma 50 mortes diárias pela doença nesta primeira semana de julho. O Primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que chegou a parar na UTI do Hospital de St. Thomas pela covid-19 se recuperou da doença. Medidas restritivas ainda seguem ocorrendo por lá.

França – A França também aparece entre os países com maior número de mortos – já são 29.896. Por lá, escolas foram reabertas após a quarentena de quase dois meses. O ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, disse que após registrados 70 novos casos de Covid o governo decidiu fechar as escolas onde os casos foram identificados, uma semana após terem sido reabertas em maio. “O fato de fecharmos estas escolas mostra a aplicação do rigoroso protocolo de saúde”, afirmou.

Alemanha – A Alemanha talvez seja o país que melhor tenha enfrentado o Coronavírus. Mesmo assim, após o aparecimento de 1.500 novos casos num frigorífico no dia 24 de junho, os distritos de Gütersloh e Warendorf, onde moram cerca de 640 mil pessoas estão com medidas rígidas de isolamento social. Com testes em massa, por lá são mais de 197 mil contaminados mas somente 9.024 mortes registradas.

Os jogos da Bundesliga retornaram há quase dois meses (16 de maio) com portões fechados. Sob condições estritas de higiene, foi o primeiro campeonato de futebol europeu a retornar. Dirigentes da Bundesliga já cogitam até jogos om torcida a partir de outubro deste ano.

Na Bélgica são 9.771 óbitos e a Holanda soma 6.146. O número de novas infecções pelo coronavírus ainda cresce a cada dia nestes países, mas em ritmo controlado. Na Turquia, outro país com alto número de infectados, são 205 mil casos e 5.225 mortes.

Estados Unidos

O país com maior número de contaminações – 2,9 milhões de registros, os Estados Unidos contabiliza 129.947 mortes e segundo especialistas do governo, a projeção do número de mortes causadas pelo vírus no país pode chegar a 240.000.

Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas, e Deborah L. Birx, que coordena as respostas do governo para a pandemia, disseram que o número de 240 mil mortes é “o nosso número real, mas faremos o possível para reduzi-lo”. O imunologista alertou ainda para o aumento alarmante de infecções nos estados de Flórida, Texas e Arizona, acrescentando que as próximas duas semanas serão cruciais no combate à covid-19 no país. Foram quase 800 óbitos só na terça-feira de 23 de junho.

O presidente Donald Trump disse em rede social que quer abrir o país para evitar um colapso na economia local “Perderemos alguma coisa entre 80 mil e 100 mil pessoas. É algo horrível“, previu Trump, equivocadamente. Ainda assim, ele disse estar “muito confiante” de que haverá uma vacina contra o Sars-cov-2 até o fim deste ano.

Panamá – No Panamá, onde são 38.149 casos e 747 mortes, homens e mulheres só poderiam sair de casa em dias alternados, conforme medida de controle da doença imposta pelo governo federal do país. Mulheres poderiam sair às segundas, quartas e sextas-feiras, e homens, às terças, quintas e sábados. Aos domingos, ambos deveriam ficar em casa durante a quarentena imposta.

México – Outro destaque negativo é o México, que somou 3.500 mortes por Covid-19 na primeira semana de julho. O país soma 256.848 casos e a Secretaria de Saúde já adiantou que a partir de julho deve haver um aumento rápido e exponencial no número de contágios e internações. Lá, as medidas de distanciamento físico continuam vigentes, disse o governo.

África

Ainda são poucos os dados vindos de países da África sobre a disseminação do Coronavírus por lá. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que teme milhões de casos de Covid-19 no continente africano. “A África tem necessidade urgente de kits, máscaras, ventiladores, equipamentos de proteção para profissionais de saúde”, disse. “Ainda podemos evitar o pior na África, mas, sem uma mobilização massiva, teremos milhões e milhões de pessoas contaminadas, o que significa milhões de mortes“, alertou. Até o momento, veja um raio-x dos países mais infectados, segundo os dados oficiais divulgados – até o dia 06 de julho:

  • África do Sul – 196.750 casos e 3.199 mortes;
  • Argélia – 15.941 casos e 952 mortes
  • Egito – 75.253 casos e 3.343 mortes
  • Marrocos – 14.215 casos e 235 mortes
  • Nigéria – 28,711 casos e 645 mortes
  • Camarões – 12.592 casos e 313 mortes

Brasil

Atualizado 06/07 07:00h

O Brasil registra até agora, fim de junho, 1.603.055 casos confirmados em todos os estados do país e é o 2º país com mais infectados pelo novo coronavírus. São 64.687 mortes confirmadas em todos os estados, também o 2º com maior mortalidade pela Covid-19 – Tocantins foi o último a registrar óbitos no dia 14 de abril. A maioria das mortes está concentrada em São Paulo (16 mil), Rio de Janeiro (10,6 mil), Pernambuco (5,1 mil) e Ceará (6,4 mil).

Todos os estados, por meio dos governos locais, estão tomando medidas para conter a propagação do vírus. Medidas para limitar a circulação e a concentração de pessoas, como aulas e eventos públicos estão suspensos em milhares de cidades. Ainda assim, algumas cidades estão afrouxando o isolamento social.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará/Marcos Aurélio

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você