Início Notícias Guará Defesa Civil reúne DAEE e prefeituras para apresentar medidas de manutenção na...

Defesa Civil reúne DAEE e prefeituras para apresentar medidas de manutenção na Barragem dos Mottas

Encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Estrutura foi vistoriada e está em condições de segurança consideradas normais.

932
0
Divulgação: Defesa Civil do Estado de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (7) a Defesa Civil do Estado reuniu-se com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e representantes das prefeituras de Aparecida e Guaratinguetá.

O objetivo do encontro foi o de compartilhar e apresentar as medidas de manutenção para a Barragem dos Mottas, localizada entre os dois municípios.

Os engenheiros do DAEE detalharam as condições de segurança da barragem, vistoriada no dia 22 e que apresenta condições normais e apresentaram o Plano de Segurança de Barragem – PSB, elaborado em 2022.

O documento atesta que a barragem apresenta condições estruturais estáveis, conforme o estudo de análise de estabilidade realizado pelo engenheiro Arthur Santos Coelho. No momento, a represa está com aproximadamente 70% do volume de água de sua capacidade total e a vazão da água pelas comportas segue o procedimento padrão definido no Plano de Segurança da Barragem.

As manutenções apontadas no relatório também foram debatidas e se concluiu que, emergencialmente, será realizado o orçamento do conserto da válvula de uma das comportas. A peça não compromete o funcionamento, já que a comporta encontra-se aberta, condição favorável à segurança da barragem, que permite o escoamento natural da água represada, sem risco à população.

Um grupo de trabalho será criado, com a participação da Defesa Civil, DAEE e as Prefeituras. O objetivo é definir um plano de ação conjunto. Também ficou ajustado que as Defesa Civis de ambos os municípios atuarão em parceria realizando o monitoramento constante do volume da represa e da vazão da barragem, principalmente nos períodos de chuva. Também se comprometeram a permanecer em alerta com o plano de contingência pronto a ser acionado diante de qualquer emergência.

A reunião contou com a presença do Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, sr Marcus Soliva, Prefeito de Guaratinguetá, sr Régis Yasumura, vice-prefeito de Aparecida, dos engenheiros e da diretora de Regulação do DAEE, Sandra Garcia Lopes e os Coordenadores das Defesa Civis municipais.

Clique Aqui e Comente no Facebook do Jornal de Guará