Início Notícias EDP registra mais de 2.570 ocorrências de fraudes com energia elétrica no...

EDP registra mais de 2.570 ocorrências de fraudes com energia elétrica no Vale do Paraíba

No primeiro semestre de 2023, a concessionária realizou 9,3 mil fiscalizações em residências, comércios e indústrias da região

1024
0
Divulgação: EDP

De janeiro a junho de 2023, a EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, registrou 2.573 ocorrências de fraudes detectadas em ligações na rede elétrica na região. O número é ligeiramente menor do que o do ano passado, quando ocorreram cerca de 2.599 registros. A concessionária continua a atuar fortemente no trabalho contra as fraudes de energia, conhecidas popularmente como “gatos”.

Para combater as irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias em todo o Vale, as equipes da EDP realizaram uma média de 52 operações diárias, com o apoio das autoridades policiais,  que resultaram na recuperação de 16.400 megawatts-hora (MWh). Essa quantidade de energia é suficiente, por exemplo, para o abastecimento de Tremembé, Aparecida e Potim por um mês. No Vale, São José dos Campos lidera os indicadores com 3.059 inspeções realizadas, 1.012 fraudes detectadas e 5.610 MWh recuperados, o que daria para abastecer uma cidade do porte de Cachoeira Paulista por mais de um mês.

Ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária.  Os maiores lesados são os próprios consumidores.  De acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica com toda técnica e os equipamentos de segurança necessários. As ligações clandestinas oferecem risco e também trazem prejuízos a toda a população, já que parte dos custos acaba sendo diluída na conta de todos, de acordo com a regulamentação vigente.

Crime

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, o proprietário do estabelecimento irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Risco à vida

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa e que pode provocar a morte, também traz risco de sobrecarga à rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), foram registrados, no ano passado, 756 acidentes envolvendo a rede elétrica, dos quais 270 resultaram em mortes. A ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

A EDP pede para que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:

  • Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento: 0800 721 0123

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará