Início Notícias Guará EEAR completa 81 anos mirando no progresso futuro

EEAR completa 81 anos mirando no progresso futuro

778
0
Por: Leandro Oliveira

A EEAR (Escola de Especialista da Aeronáutica) é, sem dúvidas, um dos orgulhos de Guaratinguetá. Nos 81 anos de formação, a unidade militar já formou mais de 50 mil homens e mulheres. Atualmente são 28 áreas diferentes para formação e o aperfeiçoamento dos graduados da Aeronáutica. A história do ‘Berço dos Especialistas’ completou mais um aniversário em março deste ano, com a expectativa de expansão de trabalhos para os próximos meses.

Além da formação dos novos sargentos, a EEAR realiza programas e atividades sociais, como o Segundo Tempo e Forças no Esporte. Em maio deste ano, a Escola retomou as atividades presenciais dos programas após dois anos, em razão da pandemia provocada pela covid-19. O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos. São ao todo 11 escolas da rede municipal de ensino beneficiadas com o programa e um total de mais de 500 crianças. As práticas esportivas educacionais ocorrem de segunda à quinta-feira. Os alunos aprendem ainda a tocar instrumentos musicais, com a Banda de Música da EEAR.

Para os próximos meses, uma novidade aguardada para Guaratinguetá é o início das operações do Tracon (Centro de Controle Operacional do Tráfego Aéreo do Sudeste). As construções foram orçadas inicialmente em R$ 450 milhões. A unidade ficará dentro do complexo militar da EEAR e os militares vão trabalhar para auxiliar decolagem, voo e pouso de aeronaves nos principais aeroportos do sudeste. No início, as operações vão se concentrar em voos que partam ou chegam a São Paulo e Rio de Janeiro. Futuramente, será incluída aos dois centros Belo Horizonte.

Os aviões que decolam ou pousam em São Paulo e no Rio de Janeiro são monitorados e guiados pelos controles instalados nas próprias capitais estaduais, uma em cada. Com a construção da unidade em Guaratinguetá, os controles no Rio e São Paulo serão desativados e o Tracon concentrará toda a demanda das unidades.

De acordo com uma publicação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), cinco dos sete aeroportos mais movimentados do país estão em São Paulo ou Rio de Janeiro. Guarulhos, Congonhas, Galeão e Santos Dumont figuram na lista. Viracopos em Campinas, que também tem grande demanda de voos, será atendido pela unidade de Guaratinguetá. Futuramente outros dois dos mais movimentados aeroportos de Minas Gerais também terão serviços prestados pelo Tracon, Confins e Pampulha.

--------CONTINUA APÓS O ANÚNCIO--------

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará