Foi realizado o encerramento do programa na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). O evento foi presidido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, e contou com a presença de autoridades locais, como a Secretária de Educação da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, Elisabeth Regina Arneiro Nogueira Sampaio. Também estiveram presentes gestores das escolas públicas atendidas pelo projeto, professores, instrutores e familiares dos participantes.
A cerimônia emocionou o público com apresentações musicais e esportivas realizadas pelos alunos do Programa. Durante o evento, militares da EEAR foram homenageados por suas contribuições ao projeto.
Um dos momentos mais marcantes foi a premiação dec cinco crianças que se destacaram ao longo do ano. Elas receberam das mãos do Comandante um broche de “Aluno Padrão”, como reconhecimento pelo desempenho e comportamento exemplar. A exibição de um vídeo com momentos das atividades desenvolvidas ao longo do ano trouxe ainda mais emoção à cerimônia.
A Coordenadora do PROFESP, Tenente-Coronel Pedagoga Ana Márcia Leal, destacou os resultados positivos do Programa. “Nossas atividades buscam desenvolver, além das habilidades esportivas, noções de higiene, cidadania, disciplina e espírito de corpo. O resultado foi positivo e encerramos o ano com a sensação de dever cumprido”, afirmou.
Após a cerimônia, as crianças participaram de atividades lúdicas e interagiram com o Papai e a Mamãe Noel, o que trouxe ainda mais alegria ao evento.
O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, ressaltou a relevância social do Programa. “Esse projeto é muito importante para as crianças da cidade de Guaratinguetá. É uma semeadura do futuro desses jovens. Agradeço a parceria entre a EEAR, a Prefeitura de Guaratinguetá e demais instituições envolvidas”, concluiu o Oficial-General.
PROFESP: O Programa Forças no Esporte é gerido pelo Ministério da Defesa (MD) e desenvolvido em todo o território nacional, após ter surgido dentro do Ministério do Esporte. Trata-se de um desdobramento do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério da Cidadania (MC), no âmbito das Forças Armadas, com início datado de 2003.
Na capital federal, o projeto surgiu em 2013, voltado para alunos de escolas públicas, para a prática de esportes em horário diferente do horário escolar. Dessa forma, o projeto promove a valorização pessoal e fortalece a integração social e a cidadania.