Início Notícias Guará Frei Hans Stapel Ofm completa mais um ano de vida

Frei Hans Stapel Ofm completa mais um ano de vida

1636
0
Foto/divulgação: Fazenda da Esperança

Frei Hans Stapel nasceu no dia 30 de dezembro de 1945, em Geseke (Alemanha), durante o final da Segunda Guerra Mundial. Filho de Franz Stapel e Else. Ainda na Alemanha, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis. É considerado pai da Fazenda da Esperança, comunidade que evoluiu de um centro de recuperação para dependentes químicos a uma família espiritual formada no seio da Igreja Católica.

Esteve sempre muito ligado ao seu irmão gêmeo, Paulo Stapel. Na década de 70 participaram de uma campanha de ajuda humanitária àqueles que sofriam com a guerra civil de Biafra na Nigéria. O grupo em que estavam engajados propôs que quatro pessoas viajassem para o país, incluindo Frei Hans e Paulo. Em alguns dias, foram surpreendidos quando o abrigo em que tinham trabalhado foi bombardeado e todas as crianças morreram.Em seguida, todos os estrangeiros receberam a ordem de deixar o país. Para frei Hans não foi tão fácil deixar a África, mas superou a crise.

Aos poucos foi se tornando claro para os irmãos o desejo de vir ao Brasil, após visitas e contatos com frades franciscanos. Na época, era necessário fazer exames para entrar no país, e Paulo descobriu que a doença contraída na África o impediria de viajar para um país tropical. Momento difícil para Frei Hans, que decidiu, ainda assim, se separar do irmão.

O frei alemão, Hans Stapel, franciscano da Ordem dos Frades Menores, OFM, em junho de 1979, toma posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Ao chegar na paróquia, encontra a Obra Social Nossa Senhora da Glória em plena atividade desde 1970. Em sua nova terra de missão transmite a presença de Jesus, no meio de sua comunidade , vivendo o Evangelho.

Fatos importantes – Pomba da Paz: No dia 11 de novembro de 2018 foi um ano histórico para a Fazenda da Esperança, pois o seu fundador, Frei Hans Stapel Ofm, recebeu a “Pomba Dourada da Paz”, considerado o segundo maior prêmio mundial no segmento da promoção da paz.

De acordo com os organizadores do prêmio, o frei Hans foi escolhido como um “sinal de reconhecimento do nobre trabalho que tem feito a favor de muitos irmãos que mergulham em situação de toxicodependência, a nível de todo mundo”.

Com o recebimento do prêmio, o fundador da Fazenda da Esperança passou a integrar um seleto grupo de promotores reconhecidos da paz. Nele destacam-se personalidades como: Barack Obama, Papa Emérito Bento XVI; Dalai Lama e Nelson Mandela.

Fatos importantes – Fazenda da Esperança representada pelo Frei Hans é homenageada pelo Senado Federal: A data do dia 12 de agosto de 2019, foi de muita festa para a Fazenda da Esperança, que foi homenageada pelo Senado Federal, em sessão especial, realizada no plenário da casa. A ação contou com a participação de autoridades políticas, de classe e também de jovens acolhidos pela Fazenda da Esperança e pela Organização Não-Governamental Salve a Si.

Na ocasião o Frei disse, “Gostaria de tirar todos os jovens das cracolândias espalhadas pelo país. Precisamos tirá-los da lá. Gostaria de tirar os jovens das prisões. Nossas prisões cortam o meu coração, porque eu não aguento ir a prisão e ver eles sendo tratados como monstros e depois acontecem as coisas que chocam o mundo inteiro. Se queremos recuperar alguém que é carente de amor, só amando. E quando amamos e ensinamos a amar, aqui nasce uma vida nova. Nós queremos que cada jovem que entra na nossa fazenda seja um homem novo”, pontuou.

Fazenda Esperança

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

A Fazenda está de portas abertas em todos os estados brasileiros para acolher homens e mulheres fragilizados pelo consumo das drogas, transformando dor em alegria. O número de comunidades no mundo já ultrapassou uma centena de unidades estruturadas em países da Ásia, África, América e Europa, sob contínuo crescimento devido a globalização dos graves problemas sociais que assolam a humanidade.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará – www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você