Início Notícias Guará Igreja de Santo Antônio é declarada patrimônio histórico do Estado de São...

Igreja de Santo Antônio é declarada patrimônio histórico do Estado de São Paulo

894
0
Igreja Santo Antônio Nelson
Foto: Jornal de Guará – Igreja de Santo Antônio
A igreja matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, foi declarada Patrimônio Cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico. O CONDEPHAAT tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.
Segundo o Padre Narci Jacinto Braga, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, o processo de tombamento da igreja teve início em 1996, com o pedido do professor Carlos Eugênio de Moura através de um abaixo assinado feito com a ajuda dos moradores da cidade. “Em 1999 foi aberto o processo de tombamento. No ano de 2009 foi realizada uma vistoria na igreja pelo conselho do CONDEPHAAT e, agora em junho deste ano, foi definido e publicado o tombamento”.
Com o tombamento, a igreja de Santo Antônio passa a ser considerada como um bem importante do Estado, não sendo mais permitida a alteração de suas características. “Com isso, a igreja vai ser mais respeitada e visitada porque passará a despertar um interesse maior pela sua história”, explicou Pe Narci.
A matriz de Santo Antônio foi inaugurada em 1730 e é um marco para a cidade de Guaratinguetá. Teve início como uma capela erguida em “pau-a-pique coberta de palha (sapé)”, nos anos de 1630. A construção atual, em taipe e pedra vem do século XVIII, com reformas e ampliações sucessivas.
Em seu interior há altares barrocos e neoclássicos, com elementos rococó, afrescos e entalhes de madeira. Entre suas antigas e valiosas imagens destacam-se as de São Miguel, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e, em especial, a seiscentista imagem em terracota, de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá.
Desde 1968 O CONDEPHAAT já tombou mais de 500 bens. Eles formam um conjunto de representações da história e da cultura no Estado de São Paulo entre os séculos XVI e XX. As cidades que possuem bens tombados encontram-se representadas no mapa do Estado de São Paulo.
Divulgação: Arquidiocese de Aparecida –  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará