Início Artigos Imigração : A esperança por uma vida melhor

Imigração : A esperança por uma vida melhor

887
0

Imigração é o processo de entrada de pessoas ou populações, de um país para o outro, podendo ser temporário ou permanente, com o intuito de encontrar uma residência ou trabalho. O imigrante não deve ser confundido com expatriado, refugiados, deportação, exilado, banidos, escravos, emigrante, nômade, colonos.

A imigração em geral ocorre por busca na melhoria da qualidade de vida, como trabalho, residência, ou até mesmo para fugir de perseguições, discriminações politicas e religiosas, que foi um dos principais motivos do movimento de imigração da Europa e Ásia para as Américas no século XIX.

Outro caso que pode ser considerado marco histórico no mundo todo, é o fato de sírios, afegãos e iraquianos buscarem recomeçar suas vidas na Europa por motivos de violentas batalhas entre militantes extremistas e forças curdas no inicio deste ano. Fazendo noticia no mundo todo a historia pelo naufrágio de sírios que matou pelo menos nove, entre eles a família de Abdullah Kurdi, o pai de Aylan Kurdi, o menino de 3 anos que foi encontrado morto em uma praia da Turquia, segundo ele perdeu também a esposa e outro filho de 5 anos, tentando chegar ao Canadá, onde vivem parentes da família. Isso mesmo depois de autoridades do país Norte-Americano terem negado um pedido de asilo.

Já o processo de imigração no Brasil, intensificou a partir de 1808 quando vários Europeus chegaram ao país, marca bem expressa de imigração, pode ser muito bem percebida na cultura e na economia, mostrando transparência no Sul e no Sudeste do país, onde podemos ver claramente a variedade de culinária, musica, crenças religiosas, sotaque de idiomas, técnicas agricultoras.

A esperança de encontrar aquilo que almejam em solo estrangeiro se vai junto com todos os direitos e garantias que como “pessoas humanas” estes imigrantes possuem. Fome, frio, falta de moradia, desemprego, são os problemas que os imigrantes terão de enfrentar, e pode-se dizer a partir do momento que os refugiados deixam de ter suas necessidades mais básicas atendidas, que deveriam ser garantidas pelas autoridades competentes, perdem, juntamente com essas, a dignidade de ser humano.

Embora a imigração tenha seu lado positivo, muitos países, como por exemplo, os Estados Unidos, procuram dificultá-la e, sempre que possível, até mesmo impedi-la, para, desta forma, tentar evitar um crescimento exagerado e desordenado de sua população. Cada vez mais medidas são adotadas com este propósito e uma delas é a dificuldade para se obter um visto americano no passaporte.

Conclui-se com base no acima exposto, que a imigração deve ser mais respeitada, pois não adianta a pessoa se comover ao ver cena onde milhares de pessoas perdem sua vida e não fazer nada para ajudar, é necessário respeitar os imigrantes, pois o direito à vida pertence a todos.

Por Camila de Freitas Rocha