Início Notícias Guará Jornalista de Guaratinguetá receberá prêmio internacional por trabalho humanitário na Síria

Jornalista de Guaratinguetá receberá prêmio internacional por trabalho humanitário na Síria

585
0

A jornalista e escritora Lucia Helena Issa, nascida em Guaratinguetá, e que atualmente vive no Rio de Janeiro, foi uma das escolhidas para receber em Montevidéu, no Uruguai, o Prêmio “Estrella del Sur”, outorgado no país a escritores e artistas da América Latina que, através de seu trabalho, lutam pelos direitos humanos, pela paz entre as nações, pelos direitos dos refugiados, e por menos desigualdade social.

A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 19 de maio, em Montevidéu, com a presença de escritores e ativistas pela paz de mais de 15 países.

Lucia Helena Issa esteve várias vezes no Oriente Médio, em campos de refugiados sírios e nos campos palestinos de Burj Al Barajneh e Shatila, pois está terminando um livro sobre as mulheres refugiadas, e depois de testemunhar , como jornalista, todas as perdas e a imensa dor de mulheres e crianças na fronteira Síria, decidiu voltar ao campo como voluntária e permaneceu mais de 20 dias com os refugiados. Antes de embarcar, reuniu um grupo de amigos e familiares e explicou que gostaria de colaborar com os refugiados, e convidou seus colegas para fazer parte deste projeto humanitário. Foi assim, que Lúcia Helena conseguiu comprar centenas de brinquedos, pincéis, lápis e cadernos para 200 crianças refugiadas na fronteira entre Líbano e Síria.

“Como jornalista, tenho tentado dar voz às mulheres e crianças de uma guerra que já matou mais de 450 mil pessoas, deixou mais de 10 milhões de refugiados e dois milhões de feridos, um conflito que se transformou numa das maiores tragédias humanitárias do mundo. Um conflito alimentado pelas potências ocidentais, não por democracia, mas por interesses como gás e petróleo, um conflito global e não local, que continua destruindo vidas e sonhos de milhões de pessoas. Depois de ter testemunhado tanta dor e, ao mesmo tempo, a resiliência e esperança de mulheres que me ensinaram tanto, decidi voltar como voluntária e fazer algo pelas crianças refugiadas. Neste momento, só tenho a agradecer todos os refugiados que conheci em Zahle e em Shatila, todos os muçulmanos que receberam essa jornalista cristã com imenso afeto, esperança e gratidão. Foi uma experiência humana que ficará para sempre tatuada em meu coração”.

A escritora e jornalista voltou a morar no Brasil há alguns anos, após viver seis anos em Roma, tempo em que colaborava como correspondente dos veículos de comunicação Folha de São Paulo e Jornal do Brasil.
Dessa vivência na Itália, nasceu também o livro Quando amanhece na Sicília, sobre a bela luta das mulheres italianas contra o crime organizado, a máfia siciliana, e pela paz na região que por mais de 80 anos sofreu com altíssimos índices de violência na Europa, sob o domínio do crime. Por este trabalho, a autora recebeu o Prêmio Recife de Liberdade de Expressão em 2015, e outro prêmio em Curitiba no ano de 2016 pelo livro publicado.
Atualmente, são as mulheres refugiadas, seus sonhos, dor, medo e esperança, o foco principal da escritora e do próximo livro.

Lucia Helena Issa, que é embaixadora da paz por uma organização franco- brasileira, vive hoje entre o Rio de Janeiro e Oriente Médio, para onde viaja novamente em junho, onde pretende dar continuidade ao seu projeto humanitário, através da literatura, uma das especialidades da Jornalista.

Créditos: Daniele Dias – Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.