Início Notícias Guará Mau cheiro de estação de tratamento de esgoto incomoda moradores do Jardim...

Mau cheiro de estação de tratamento de esgoto incomoda moradores do Jardim Rony

437
0

Moradores do bairro Jardim Rony, reclamam que têm convivido com mau cheiro de uma estação de tratamento de esgoto da SAEG. De acordo com denúncia de alguns moradores daquela região, o problema se agrava à tarde e à noite, quando o odor se espalha pelo bairro.

“É um cheiro insuportável que parece de esgoto ou enxofre e causa um desconforto muito grande. Provavelmente o mau cheiro deve estar vindo da estação de tratamento aqui no fundo de nossa casa. Inclusive, no quintal e dentro de casa o mau cheiro é constante. À noite dormimos com as janelas fechadas todos os dias”, reclamou a moradora da Rua Maria do Carmo Guimarães de Castro. Segundo ela, o transtorno é recorrente e, o mau cheiro aumentou muito esse ano, o que levou alguns moradores a denunciar, pois existem muitas crianças que sofrem com o mau cheiro no bairro. “Antes, essa poluição acontecia esporadicamente e, agora, é todos os dias”, relatou Érica.

Luciene Guimarães, também moradora do Jardim Rony passa pela mesma situação. “Eu tenho mantido as portas e as janelas de casa fechadas quase diariamente por causa do mau cheiro que chega embrulhar o estômago da gente”, disse. Ainda de acordo com Luciene, alguns vereadores já sabem sobre o problema e está aguardando uma posição por parte do Poder Legislativo da cidade.

Eu, Marcos Aurélio estive no final da Avenida Eduardo Rodrigues Alves e constatei que o mau cheiro é eminente pelo local. Além disso, percebi que existe um córrego, com água escura que exala mau cheiro também. Cabe uma análise mais profunda sobre o que está ocorrendo naquela região.

Resposta da SAEG

A SAEG informa que, diante das ocorrências recebidas sobre o mau cheiro existente na região do bairro do Jardim Rony, próximo a nossa Estação de Tratamento de Esgoto do Pedregulho, notificou a Guaratinguetá Saneamento a respeito do problema.

A informação recebida relata que no início do mês de maio a ETE (Estação de tratamento de Esgoto) sofreu com um defeito no soprador, item responsável pela oxigenação dos tanques de tratamento. Trata-se de um equipamento de difícil substituição imediata, tendo forçado a empresa a realizar locação de aparelho provisório, porém de menor escala, que está sendo utilizado até o presente momento e não é o ideal.

O prazo estipulado para finalização do reparo, reativação do equipamento original e solução do problema é para a próxima sexta-feira, dia 17 de maio. É importante ressaltar que, segundo a Guaratinguetá Saneamento, em momento algum ocorreu o desligamento de qualquer equipamento elétrico da ETE com a intenção de economia de energia ou qualquer outro motivo especulado, tendo mantido a eficiência do serviço prestado.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará