Início Notícias Guará Homem é preso e 53 quilos de palmito apreendidos em Guaratinguetá

Homem é preso e 53 quilos de palmito apreendidos em Guaratinguetá

317
0
Foto/Divulgação: Polícia Militar Ambiental

A Polícia Ambiental de Guaratinguetá prendeu um homem e apreendeu cerca de 53 quilos de palmitos extraídos ilegalmente. A apreensão foi realizada na tarde deste domingo (13/02) por volta das 13h, no Residencial Cooperi, em Guaratinguetá.

De acordo com a Polícia Ambiental, durante Operação Carnaval em patrulhamento pelo residencial, foi avistado na garagem de uma residência algumas caixas de papelão e vidros de palmito vazios. Diante disso, os policiais entraram em contato com o morador, que permitiu a entrada em sua casa e acompanhou a vistoria.

Durante a fiscalização, foram localizados na garagem da casa 129 vidros pequenos e 08 vidros grandes de palmito, prontos para o consumo, sem qualquer tipo de litografia nas tampas. Além disso, a data de fabricação do produto era através de carimbo. Ainda na garagem, foram localizados mais 18 vidros de palmito de outra qualidade, 102 vidros pequenos e 12 vidros grandes, ambos vazios. Dentro da residência, foi encontrado 01 pássaro silvestre (Trinca Ferro Verdadeiro), tudo sem autorização do órgão ambiental competente.

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, o proprietário da residência foi preso e conduzido ao Plantão Policial, onde permaneceu à disposição da justiça. Na esfera administrativa foi lavrado o Auto Infração Ambiental por infringir o Art. 48 da Resolução SMA 48/2014, por manter em depósito 53.600 kg de produtos de origem vegetal (PALMITO), sem licença válida para o armazenamento, sendo aplicada a multa no valor de R$ 16.080,00. Em relação ao pássaro silvestre foi elaborado o Auto de Infração Ambiental com sanção administrativa de advertência. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.