Início Notícias Guará Tarifa de resíduos terá aumento de 12% na conta de água em...

Tarifa de resíduos terá aumento de 12% na conta de água em Guaratinguetá

227
0
Foto: Jornal de Guará – SAEG

A Agência Reguladora do Serviço de Água, Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá – ARSAEG autorizou o aumento de 12% na taxa de resíduos (lixo) a partir do próximo mês. Essa taxa vem incluída na tarifa de água. De acordo com informações, o aumento solicitado seria para subsidiar custos para melhoria na qualidade da água, em Guaratinguetá. Além disso, a SAEG havia feito um pedido no aumento na tarifa de água de 30%, no mês de dezembro de 2017, porém, o órgão que regulamenta o reajuste não autorizou.

Em nota a SAEG informou que, seguindo o que está previsto na lei complementar n° 24 de 2006, que se trata do código tributário do município, aplicará um reajuste sobre a taxa de lixo a ser vigorado a partir do mês de fevereiro de 2018. O índice foi aprovado pela ARSAEG, após análise de um plano de estudos realizado pela companhia e, entregue para a agência reguladora em setembro de 2017 mostrando a necessidade do reajuste.

Nesse plano, a SAEG registra que a tarifa de lixo não sofreu alteração nos últimos quatro anos, causando uma defasagem em relação aos números atuais.

Vale lembrar que, a SAEG também passa por um momento delicado em relação às suas finanças e precisa de recursos para poder realizar investimentos extremamente necessários. Após alguns períodos seguidos com prejuízo a empresa conseguiu, no ano de 2017, interromper a série negativa fechando o exercício com resultado positivo. No entanto, as dívidas e prejuízos contraídos anteriormente permanecem e estão sendo administrados da melhor maneira possível. São resultados de boa gestão e transparência.

A Companhia afirma que compreende que o cenário econômico do país hoje, faz com que este reajuste seja considerado pela população inapropriado para o momento. No entanto, para garantir melhoria e qualidade no serviços prestados é necessário que uma equiparação em relação a todos esses anos seja feita.  Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.