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Projeto de Guaratinguetá é um dos vencedores do concurso Caminhos para a Cidadania

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Divulgação: CCR

O projeto “Conhecer para Preservar: quais são e onde estão as nascentes da minha comunidade?”, de Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba, foi um dos vencedores do concurso cultural do Programa Caminhos para a Cidadania promovido pelo Instituto CCR, no trecho administrado pela CCR RioSP. O projeto desenvolvido pela EMEF Prof.ª Maria Júlia Antunes do Amaral Moreira vai identificar e realizar visitas técnicas periódicas à APP (Área de Preservação Ambiental) próxima à escola, com objetivo de apresentar soluções para o problema recorrente de queimadas e lixo no local.

Além do projeto de Guaratinguetá, outros oito projetos educacionais dos estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul venceram o concurso cultural promovido pelo Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, rumo à transformação da realidade e do futuro das salas de aula do Brasil. A implantação das iniciativas nas escolas foi concluída no fim de 2022 e a prática será iniciada ainda no primeiro semestre deste ano com todas as instituições escolhidas.

“O concurso cultural abre o campo para novas ideias, possibilitando uma verdadeira mudança na educação de todos os envolvidos no sistema da rede pública de ensino: alunos, professores, colaboradores das escolas e comunidade do entorno”, reforça Ariane Teles, Analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR. “Com isso, nosso objetivo é fomentar iniciativas que promovam a inclusão social e a cidadania por meio do ensino público”, completou Ariane.

Criado em 2002, o Caminhos para a Cidadania apoia na formação de professores do Ensino Fundamental I da rede pública. Os projetos vencedores têm como foco a educação ambiental e inclusiva e serão implementados nas escolas municipais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

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