Início Dia a Dia Evento Teatro Teresa D’Ávila apresenta “As Doutoras”, de França Junior

Teatro Teresa D’Ávila apresenta “As Doutoras”, de França Junior

811
0
as-doutoras-compactada-04O Teatro Teresa D’Ávila, em Lorena, apresenta As Doutoras, de França Junior, uma comédia satírica e ao mesmo tempo política, que aborda a emancipação da mulher e seus interesses profissionais. Com a adaptação e direção de Caio de Andrade, é encenada pela Companhia de Jovens Atores do IST (Instituto Santa Teresa), formada por estudantes com idades entre 12 e 17 anos. Dias 25, 26 e 27 de novembro, às 20h. A apresentação faz parte do Projeto Comediógrafos Pioneiros, que traz mais duas peças.
As Doutoras é considerada uma das melhores peças de França Júnior. Uma sátira doméstica, em que a pregação “feminista” e “evolucionista” de certas senhoras é irremediavelmente castrada pela circunstância natural de “pertencerem ao sexo frágil”.
Apresentada em 1889, o texto retrata com humor personagens de uma pequena e média burguesia que padecem dos vícios e virtudes próprios de uma classe em crise existencial.
Na atual montagem, o diretor e adaptador Caio de Andrade transportou a ação para o início da década de 1930, quando estava em plena ebulição um dos mais importantes movimentos em prol das questões feministas no Brasil, a luta pelo voto da mulher, oficializado na Constituição de 1934.
Projeto Comediógrafos Pioneiros
Nesse projeto, a Companhia de Jovens Atores do IST e a UNIFATEA Companhia de Teatro montam peças de Arthur Azevedo, França Junior e Martins Pena.
O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena, será encenada por outro grupos de jovens atores do IST, dias 10 (dois horários – às 17h e 20h) e 11 de dezembro, às 20h. E O Mambembe, de Arthur Azevedo, com os universitários do UNIFATEA, emmarço de 2017 (datas ainda não definidas).
o-juiz-de-paz-na-roca-compactada-002
Os três textos foram adaptados por Caio de Andrade, também responsável pela direção dos espetáculos.
Serviço: As Doutoras
Data: 25, 26 e 27 de novembro (sexta, sábado e domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Teresa D´Ávila (UNIFATEA): av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste, Lorena.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores da Rede Pública de ensino e professores e funcionários da FATEA/IST).
Bilheteria: de 2ª a 6ª, das 15h às 19h (12) 2124-2922 e pelo site: www.aloingressos.com.br.
Associação de Imprensa FATEA.Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará