Início Brasil e Mundo Top 10: Diretores Atualmente

Top 10: Diretores Atualmente

800
0

Por Felipe Fasanella

10- Joel e Ethan Coen

10.1

Ganhadores do Oscar e responsáveis por diversos clássicos cult como Big Lebowski, Fargo, Inside Lewin Davis e o oscarizado Onde os Fracos Não Tem Vez, os irmão Coen produzem, dirigem e editam seus próprios filmes, que a décadas fazem um enorme sucesso de crítica e agradam a um público específico, com humor negro e técnicas narrativas bastante criativas.

9- Ridley Scott

9.1

Poucos podem se gabar de terem feito filmes em altíssimo nível por 5 décadas como Ridley Scott. Desde Alien, clássico do terror lançado em 1979, até Perdido em Marte, lançado esta semana em 2015, passando por excelente obras como Telma e Louise, Hannibal, Blade Runner, O Gangster e o ganhador do Oscar Gladiador, Ridley Scott se mantem como um dos diretores mais ativos em Hollywood, com 6 lançamentos desde 2010.

8- Wes Anderson

NEW YORK, NY - FEBRUARY 26: Director Wes Anderson attends "The Grand Budapest Hotel" premiere at Alice Tully Hall on February 26, 2014 in New York City. (Photo by Mike Pont/FilmMagic)

Provavelmente o menos conhecido dessa lista, Wes Anderson tem um estilo próprio de contar histórias, sempre coloridas e fantasiosas, com um humor muito inocente e cenas que parecem saídas de um livro. Ainda não fez nenhum filme de enorme sucesso de público, porém a cada novo lançamento conquista mais novos fãs e uma legião de críticos o considera um dos maiores artistas da sétima arte de nossa geração. Seus filmes incluem Rushmore, A Vida Aquática de Steve Zissou, Moonrise Kingdom e O Grande Hotel Budapeste.

7- Christopher Nolan

7.4

Ao receber grande atenção por seu criativo filme Amnésia, Nolan lançou uma série consecutiva de obras aclamadas pela crítica e pelo público, trazendo sucessos de bilheteria para a Warner, produtora com quem tem parceria. Desde 2000, Nolan lançou Amnésia, Insônia, a trilogia do Batman, O Grande Truque, A Origem e Interestellar. Não um dos diretores mais produtivos em termos de volume de lançamentos, mas certamente sua atenção a detalhes e roteirização extremamente criativa e focada o transformaram em um dos poucos de diretores que atraem público simplesmente por ter seu nome estampado no poster.

6- Clint Eastwood

6.1

Hoje com 85 anos, Clint Eastwood iniciou sua carreira como ator em 1955 e se tornou uma das grandes estrelas de Hollywood durante a década de 1960, através de filmes policiais e westerns, como a Trilogia dos Dólares de Sergio Leone. Em 1971 começou sua carreira como diretor e após 45 anos é considerados um dos mais influentes e produtivos artistas no cinema. Seu incrível currículo inclui os recentes sucessos Sniper Americano, Invictus, Gran Torino, Changeling, Cartas para Iwo Jima, Flags of our Father, Menina de Ouro, Sobre Meninos e Lobos e Coubóis no Espaço, e incrivelmente, todos os citados são dos anos 2000, quando Clint já tinha mais de 70. Suas colaborações somam mais de 50 produções e 5 Oscars.

5- David Fincher

Baylen, Liz –– B58990834Z.1 SUNDAY CALENDAR STORY FOR JANUARY 23, 2011. DO NOT USE PRIOR TO PUBLICATION@@*@@*@@*@@*@@*@@*@@*@@*@@*@@* LOS ANGELES, CA – JANUARY 15, 2011 – Director David Fincher, (Social Network), at the Los Angeles Times Round Table discussion at The Times on January 15, 2011. ( Liz O. Baylen / Los Angeles Times )

Fincher iniciou sua carreira como cameraman da Industrial Light and Magic, onde trabalhou em filmes como Star Wars: Retorno de Jedi e Indiana Jones. Após migrar para a direção, em filmes como Seven, David Fincher consolidou seu status como grande diretor em Clube da Luta, produção que não foi extremamente bem recebida no ano de seu lançamento, por abordar temas polêmicos, porém ganhou força e hoje é considerado um dos grandes clássicos do cinema. Assim como Nolan, David Fincher ainda não decepcionou seus fãs, com lançamentos como O Jogo, Quarto do Pânico, Zodíaco, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social, Os Homens que Não Amavam as Mulheres e o recente Garota Exemplar. Seu estilo frio e escuro, e sua excelente e insistente direção o tornaram um dos maiores sucessos de crítica atualmente.

4- Quentin Tarantino

Quentin Tarrantino holds the trophy for Best Original Screenplay for "Django Unchained" in the press room during the 85th Annual Academy Awards on February 24, 2013 in Hollywood, California. AFP PHOTO / JOE KLAMAR (Photo credit should read JOE KLAMAR/AFP/Getty Images)

Após trabalhar como balconista em uma locadora de filmes, Tarantino começou a escrever roteiros de sucesso para outros diretores, como True Romance e Natural Born Killers. Após este pontapé inicial, Tarantino dirigiu seu primeiro longa metragem, Cães de Aluguel, que foi aclamado pela crítica e definiu seu estilo violente e não-linear de roteirização e direção. Com apenas 8 filmes em sua bagagem, Tarantino costuma demorar de 3 a 5 anos entre cada lançamento e frequentemente flerta com a aposentadoria, porém seu estilo próprio de narrativa e ação, assim como o polêmico excesso de violência em seus filmes o tornaram o protagonista de seus próprios filmes. Seus 8 filmes são Cãos de Aluguel, Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill, Prova de Morte, Bastardos Inglórios, Django Livre e o ainda não lançado The Hateful Eight.

3- Woody Allen

3.1

Um tesouro do cinema, Woody Allen nunca se rendeu ao circuito de Hollywood, tentando se manter distante da mídia, dos grandes estúdios, com total controle sobre seus filmes, que lança radicalmente uma vez ao ano. Desde 1965 Allen nos brinda com uma obra por ano, com um catálogo que varia entre comédias e dramas, sempre com o mesmo humor leve e temas filosóficos e existencialistas. Woody Allen jamais aceitou nenhuma premiação que recebeu, e se recusa a comparecer em festas como os Oscares (onde já recebeu 5 estatuetas e foi indicado 24 vezes, incluindo 16 vezes como roteirista, um recorde absoluto). Amante de Nova York, Allen fez filmes como Manhattan, Rosa Púrpura do Cairo, Tiros na Broadway, Poderosa Afrodite, Celebridade, Melinda e Melinda, Match Point, Scoop, Vicky Cristina Barcelona, Meia Noite em Paris, Para Roma com Amor e Blue Jasmine. Até hoje é um dos diretores mais concorridos pelos atores em Hollywood. Mesmo com cachês reduzidos, devido a produções com orçamentos mínimos na casa dos U$$ 10 milhões, poucos atores de respeito querem terminar a carreira sem uma colaboração com o aclamado diretor.

2- Steven Spielberg

66th Annual Golden Globe Awards...epa01597334 A handout photo provided by the Hollywood Foreign Press Association shows US director Steven Spielberg with his Cecil B. DeMille Award for Outstanding Contribution to the Entertainment Field on stage at the The 66th Annual Golden Globe Awards at the Beverly Hilton Hotel in Beverly Hills, California, USA, 11 January 2009. The Golden Globes honour excellence in film and television. These photos may only be used by the HFPA members solely related to their own work for publication in newspapers, magazines, and future books, and shall not be sold, given or loaned to non-members. They may not duplicated, or given to or published by USA tabloids. They are for editorial use only. No model release, commercial use or any other use. EPA/HOLLYWOOD FOREIGN PRESS ASSOCIATION / HO EDITORIAL USE ONLY .

O que dizer do homem que dirigiu Tubarão, Contatos Imediatos de Quarto Grau, ET, Jurassic Park, Lista de Schindler, O Terminal, O Resgate do Soldado Ryan, Prenda-me Se For Capaz, Munique e Lincoln? Certamente o diretor mais influente das últimas décadas, Spielberg bateu recordes de bilheteria e dominou o circuito durante anos, sendo que 3 dos seus filmes bateram recordes de bilheteria (Tubarão, ET e Jurassic Park) e 9 foram indicados ao Oscar de melhor filme. Hoje mais atuante como produtor de franquias de sucesso de público como Transformes e a série Jurassic Park, Spielberg continua trabalhando em seus próprios lançamentos, sendo que um trabalho com a colaboração de Tom Hanks (Ponte de Espiões) está com lançamento marcado para este mês.

1- Martin Scorcese

1.1

Um diretor tem sorte se conseguir fazer uma obra prima em toda a sua carreira. Scorcese conseguiu tal façanha diversas vezes em cinco décadas distintas.

1970- Mean Streets e Taxi Driver, 1980- Touro Indomável, 1990- Os Bons Companheiros e Casino, 2000- Gangues de Nova York, O Aviador e Os Infiltrados, 2010- Hugo e Lobo de Wall Street.

Isso sem incluir outros filmes de excelente aceitação como Rei da Comédia, A Última Tentação de Cristo, Cabo do Medo, A Cor do Dinheiro e Ilha do Medo.

COMENTE NA PUBLICAÇÃO DO FACEBOOK QUAIS SÃO OS SEUS DIRETORES FAVORITOS E PORQUE!