Início Artigos Trabalhador autônomo deve contribuir para a Previdência Social

Trabalhador autônomo deve contribuir para a Previdência Social

351
0

Previdencia

O trabalhador autônomo, que trabalha por conta própria, sabe que a sua renda depende do seu próprio esforço. Por isso, é importante contribuir com a Previdência Social, para garantir benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros.

Essa categoria inclui as pessoas que trabalham por conta própria (autônomos) e os trabalhadores que prestam serviços de natureza eventual a empresas, sem vínculo empregatício. São considerados contribuintes individuais os sacerdotes, os diretores que recebem remuneração decorrente de atividade em empresa urbana ou rural, os síndicos remunerados, motoristas de táxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, eletricistas e associados de cooperativas de trabalho, entre outros. Profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados, também se enquadram nessa categoria.

Para contribuir para a Previdência, é necessário se filiar ao Regime Geral de Previdência Social. Para isso,  o autônomo deve agendar atendimento em uma Agência da Previdência Social, através da Central Telefônica 135 ou do portal www.previdencia.gov.br. Lá, ele será orientado sobre as alíquotas de contribuição disponíveis para a categoria de contribuinte individual e as formas de pagamento. É importante ressaltar que a contribuição previdenciária é mensal e deve ser realizada corretamente, para garantir o acesso a todos os benefícios previdenciários.

Para informações e agendamento de atendimento nas Agências da Previdência, ligue na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h

Divulgação/Nilmara Carla Pereira,Técnica em Comunicação Social – Jornalista