domingo, 22 de outubro de 2017
(12) 98262-2987 (Whatsapp)
contatojg@jornaldeguara.com.br

Contas de telefone ficam mais caras a partir deste mês

10 de janeiro de 2017
telefone-fixo

Imagem: Jornal de Guará

As contas de telefone ficam mais caras a partir deste mês. Esta determinação veio do Supremo Tribunal Federal (STF), para que as empresas de telefonia fixa e móvel recolham o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor da assinatura básica mensal. Os valores variam de acordo com o estado e o tipo de plano oferecido pelas operadoras. As empresas de telefonia que ainda não recolhiam o imposto estão comunicando aos clientes o reajuste dos planos.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não se trata de aumento de tarifa ou preço de serviços. Em nota, a agência reguladora esclarece que o reajuste dos planos básicos das concessionárias de telefonia ocorre anualmente e é homologado sem o acréscimo de impostos. O último reajuste aprovado pela Anatel foi em setembro de 2016.
Segundo a Anatel, a cobrança do ICMS é obrigatória pelas empresas prestadoras de serviço de telecomunicações e o acréscimo é repassado aos consumidores, independentemente do plano adquirido.
Fonte: Agencia Brasil – Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará