Início Brasil e Mundo Estudo diz que Covid-19 pode ser enfraquecido pela luz do sol, calor...

Estudo diz que Covid-19 pode ser enfraquecido pela luz do sol, calor e umidade

3352
0
Fonte: UOL

Um novo estudo realizado por cientistas vinculados ao governo americano aponta que o novo coronavírus perde força ao ser exposto à luz do sol, bem como a uma atmosfera quente e úmida.

O estudo inspira esperança de que a propagação da doença possa diminuir durante o verão no Hemisfério Norte. O ensaio foi apresentado pelo consultor de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, William Bryan. Em coletiva de imprensa na Casa Branca, ele disse a repórteres que cientistas do governo descobriram que os raiosultravioletas têm um impacto contra a Covid-19.

Os cientistas descobriram que o potencial do vírus pode ser reduzido pela metade em uma temperatura de 21°C a 24°C durante 20 horas e uma umidade de 20% em uma superfície nãoporosa. Isso inclui superfícies como maçanetas e aço inoxidável.

A resistência do coronavírus caiu para seis horas quando a umidade subiu para 80%. Quando a luz solar é adicionada a essa equação, o patógeno sobrevive apenas dois minutos.

Os especialistas do Centro Nacional de Análise e Contramedidas da Biodefesa dos Estados Unidos também realizaram testes com o vírus no ar. Suspenso na atmosfera, com a temperatura oscilando
entre 21°C a 24°C, e 20% de umidade, o coronavírus consegue sobreviver apenas uma hora. Com todas essas condições reunidas e na presença da luz do sol, esse tempo de vida do vírus caiu para apenas um minuto e meio.

Transmissão reduzida, mas não eliminada

O consultor de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, William Bryan, concluiu que com a chegada do verão no Hemisfério Norte poderá haver condições para que “a transmissão seja reduzida”.

Mas ele alertou que a diminuição da propagação não significa que o patógeno seja eliminado completamente e que as medidas de distanciamento social não podem ser totalmente excluídas.
“Seria irresponsável dizer que o verão matará totalmente o vírus e que as pessoas poderiam ignoram essas diretrizes”, afirmou.

Veja no link a seguir o gráfico com todas as informações de Guaratinguetá: https://guaratingueta.sp.gov.br/painelcovid/?fbclid=IwAR0qWyDjhte2aU3hS62Pyqxc5nZstq80R8_aZXAzo3qgaUebieZQrTRz3Y8

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará – www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você