Início Notícias Brasil A importância do uso das cadeirinhas e dos assentos de elevação

A importância do uso das cadeirinhas e dos assentos de elevação

717
0
cadeirinha
Imagem meramente ilustrativa extraída do cidetran.com.br
Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância do uso das cadeirinhas e dos assentos de elevação, a CCR NovaDutra realiza a campanha ‘Criança Segura’ durante o período de férias escolares. A ação abrange a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio e a veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 57% dos pais usam as cadeirinhas de segurança no Brasil. “Embora o período de férias escolares seja ideal para fazer passeios e viagens em família, muitas pessoas ainda insistem em transportar as crianças fora das cadeirinhas e dos assentos de elevação ao trafegar em trechos de curta distância. Estudos da Organização Mundial da Saúde mostram o quão importante é realizar o transporte de maneira adequada: devidamente instalada e utilizada de acordo com a faixa etária, a cadeirinha reduz em 70% o risco de morte de crianças em casos de acidentes”, destaca o gestor de Atendimento da CCR NovaDutra, Virgílio Leocádio.
Desde junho de 2010, o uso das cadeirinhas automotivas infantis é obrigatório para transportar crianças. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – art. 168, o descumprimento dessa medida é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.
Dicas de segurança
·Nunca trafegue com crianças sem um sistema adequado de segurança, mesmo em percursos curtos;
·Crianças com menos de 10 anos devem sempre ser transportadas no banco traseiro, nunca no banco da frente;
·As cadeiras e os assentos para as crianças devem ser presos corretamente ao cinto de segurança do veículo. Siga sempre as instruções do fabricante;
·Antes de adquirir um assento ou uma cadeirinha, procure experimentar no seu veículo, para verificar se o equipamento é adequado.
·Utilize produtos certificados pelo Inmetro.
Divulgação: CCR Nova Dutra Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará