Início Notícias Guará Assistência Social intensifica abordagens no período mais frio do ano

Assistência Social intensifica abordagens no período mais frio do ano

381
0
Divulgação: Prefeitura

Em Guaratinguetá ocorrem todos os dias e noites abordagens feitas pela equipe da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de oferecer abrigo, tratamento, ou no mínimo maior conforto a pessoas em situação de rua em nossa cidade. É ofertado acolhimento na Casa Dom Bosco, e para aqueles que desejam tratamento para dependência química, é apresentada a possibilidade de atendimento na Fazenda Esperança.

Para o período de frio mais intenso, foram montados dois quartos no CREAS para acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua, um quarto feminino e outro masculino. Cada um desses ambientes conta com camas e colchões, cobertores e travesseiros. Na manhã seguinte a essa estadia temporária, uma equipe técnica articula estratégias para a resolução da situação, oferecendo as possibilidades de acolhimento estendidas já citadas. De janeiro a maio foram realizados 32 acolhimentos de pessoas em situação de rua nas Instituições Casa Dom Bosco e Fazenda Esperança.

Para aqueles que não aceitam acolhimento, é verificado histórico de vida e de acolhimento em instituições.Trabalha-se o resgate do vínculo familiar, numa tentativa de resgate da dignidade e convívio social.Nas abordagens também são ofertados peças de vestuário, cobertores e sacos de dormir. Somente no mês de maio foram distribuídos 18 cobertores e 9 sacos de dormir. Além disso, entre abril e maio foram distribuídas mais de 260 peças de vestuário e calçados, incluindo peças próprias para o inverno.

No atendimento diário é ofertada alimentação com café da manhã e almoço, além de possibilidade de banho, troca de roupas, material para higiene pessoal, passagem, orientação de tratamento para álcool e drogas, tratamento no CAPS, Saúde Mental e orientação sobre grupos de apoio.

O trabalho com a população de rua segue o que é preconizado pela Política Nacional de Atendimento à População em Situação de rua, respeitando sua autonomia e sua vontade. Guaratinguetá segue comprometida no trabalho para auxiliar que pessoas em situação de rua superem esse estado.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará