Início Notícias Guará De Frei Galvão, aos encantos do Gomeral: Nossa linda Guaratinguetá

De Frei Galvão, aos encantos do Gomeral: Nossa linda Guaratinguetá

693
0
Por: Leandro Oliveira- Foto: Rafael Moreira

Guaratinguetá completou em 13 de junho 392 anos. Terra de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, Rodrigues Alves, presidente da República, Dilermando Reis, músico renomado nacionalmente e diversas outras personalidades conhecidas nesses quase quatro séculos, a Terra das Garças Brancas se orgulha por ter diversos atrativos turísticos, que vão desde a rica história religiosa ligada a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, as belezas naturais das áreas rurais. Nós do Jornal de Guará selecionamos as Sete Maravilhas de Guaratinguetá, que foram eleitas em votação popular por moradores da cidade, para destacarmos os principais atrativos e as belezas da nossa aniversariante.

A Catedral de Santo Antônio carrega nos seus lados externo e interno muita beleza e detalhes. O monumento histórico marcou a fundação de Guaratinguetá e foi erguida em 1772, exatamente no mesmo local onde foi erguida uma capela de pau-a-pique coberta de palha, em 1630, em torno de onde se desenvolveu a cidade. A igreja é ponto obrigatório de parada de turistas que visitam a cidade, dia após dia. A catedral conserva em seu interior altares de rica talha dourada e imagens barrocas. O período rico no século 19, graças a produção de café, trouxe detalhes e ampliações para o templo religioso, que até hoje se mantém como uma das igrejas mais antigas, em atividade e com maior fluxo de fiéis e turistas da região.

A Casa de Frei Galvão é um outro ponto religioso importante e eleito uma das sete maravilhas de Guaratinguetá. O local, hoje, funciona como sala de relíquias, inaugurada em 1999, e tem memórias e recordações do primeiro santo brasileiro expostas para visitantes e devotos. Assim como a casa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é outro ponto turístico muito frequentado, em especial a cada fim de semana. A gruta foi instalada em 1924, no pátio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, e é obra de Monsenhor João Filippo.

A cavalaria de São Gonçalo e São Benedito, que teve início em 1927, reúne anualmente cerca de 2 mil cavaleiros que percorrem as ruas e avenidas de Guaratinguetá. A procissão a cavalo foi considerada uma das maravilhas do município. A cavalaria homenageia São Gonçalo, padroeiro dos tropeiros, cavaleiros e caminhantes, e foi integrada a São Benedito, já que a Irmandade de São Benedito, assumiu a Capela São Gonçalo e integrou o ‘Padroeiro dos negros e dos pobres” na procissão a cavalo. A Estação Ferroviária, um dos exemplos de arquitetura inglesa no Vale do Paraíba, construída em 1914, também é considerada uma das maravilhas da cidade. O monumento mantém o original relógio alemão de quatro faces, com requintes arquitetônicos. Berço dos Especialistas, a EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica) também foi listada como uma das maravilhas de Guaratinguetá.

Mais distante da região central, cerca de 25 quilômetros, o bairro do Gomeral reúne atrativos lindos para quem gosta de turismo de aventura. Com trilhas em meio a mata, cachoeiras e montanhas, o Gomeral concentra inúmeras pousadas, chalés e restaurantes para recepcionar os turistas que passam por ali. São quase 1,6 mil metros de altitude e uma vista privilegiada de Guaratinguetá e de toda a região do Vale do Paraíba.

 Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará