Início Notícias Guará Aulas presenciais são suspensas por tempo indeterminado em Guaratinguetá

Aulas presenciais são suspensas por tempo indeterminado em Guaratinguetá

3957
0
Divulgação: Prefeitura de Guaratinguetá

De acordo com decreto nº 9.058 publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (05), a prefeitura determina a prorrogação da suspensão das aulas e atividades presenciais nas instituições de ensino público e privado de Guaratinguetá por tempo indeterminado. As atividades presenciais devem retornar assim que a pandemia estiver controlada a nível nacional, de modo que não ofereça riscos aos alunos e mediante a elaboração de um plano de retomada e vistoria de vigilância sanitária.

A decisão foi tomada de acordo com as determinações do Governo Estadual para retomada das atividades escolares e também foram considerados manifestação da Comissão Municipal de Gestão da Pandemia de Covid-19 para a Educação (CMGP-Educ) e parecer do Comitê de Gestão de Crise (CGC) para a tomada de decisão. A Secretaria da Educação realizou uma segunda consulta junto à comunidade escolar pública e privada em que respectivamente 83,2% e 79,9% dos pais e responsáveis por alunos são contrários ao retorno das atividades escolares, e ainda, 84% e 53,9% de professores e profissionais das instituições também disseram não aprovar o retorno das aulas durante esse período de pandemia no município.

O Governo Estadual realizou um inquérito sorológico com crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, que fazem parte da rede municipal de ensino de São Paulo, para avaliar a circulação do Coronavírus nas instituições de ensino, os resultados apontaram que 16,1% dos alunos testaram positivo para a Covid-19, desses 64,4% eram assintomáticos. Considerando que Guaratinguetá tem 20.065 habitantes entre 4 a 17 anos de idade, que é o principal público da educação básica e cerca de 3000 profissionais que atuam nas escolas do município, a permissão da volta as aulas neste momento causaria grandes riscos de contágio aos alunos, profissionais e toda a população de Guaratinguetá.

Portanto, as aulas continuarão a ser realizadas de forma online. Alunos da rede municipais e demais redes de ensino não serão prejudicados de maneira alguma, visto que as atividades escolares estão sendo realizadas de maneira remota e monitoradas pela Secretaria da Educação para que o calendário anual seja cumprido. Inclusive os estudantes que não tem acesso a internet estão recebendo atividades impressas entregues pelas escolas.

A Prefeitura informou ainda que firma seu compromisso em garantir um ensino de qualidade e que atenda a todos mesmo nesse período de pandemia.

Para saber mais detalhes clique no link abaixo para ter acesso ao decreto: https://guaratingueta.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/3709-Diario-Oficial_compressed.pdf

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará – www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você