Início Notícias Guará Avanço de vacinas devolve à Guaratinguetá eventos tradicionais

Avanço de vacinas devolve à Guaratinguetá eventos tradicionais

453
0
Texto: Leandro Oliveira / foto: Bruno Motta / @bmottaps

Há pouco mais de dois anos o mundo se alertava contra a Covid-19. Em diversos países houveram restrições mais severas, com a proibição de circulação de pessoas em vias públicas, fechamento de estabelecimentos comerciais e suspensões de atividades cotidianas. No estado de São Paulo não foi diferente. As restrições chegaram ao Vale do Paraíba e a Guaratinguetá, que teve o comércio fechado em 2020, viu aceder um novo alerta no ano seguinte mas que agora retoma a vida normal, de antes da pandemia. Com o avanço da vacinação, a grande adesão da população da cidade a comprovação da eficácia dos imunizantes, o município pode, finalmente, retomar atividades tradicionais e que sempre atraíram muitas pessoas. As populares festas, que estavam suspensas desde 2020, voltaram com um gostinho de saudade e um sentimento de vitória sobre a doença.

Entre os eventos mais populares da cidade, está a tradicional Festa de São Benedito. O evento foi suspenso em 2020 e teve a suspensão mantida em 2021. Nos dois anos, a Paróquia do Puríssimo Coração de Maria realizou uma passagem simbólica da imagem do santo pelas ruas de alguns bairros. Mas nada se compara a retomada do evento religioso, festivo e cultural de Guaratinguetá.

Com adesão acima dos 85% da população da cidade à campanha vacinal contra a Covid-19, o evento pôde ser novamente retomado. Milhares de devoto e munícipes compareceram aos três dias de evento. A tradicional distribuição dos doces foi novamente um sucesso, com filas extensas e muita espera para receber o kit com os alimentos abençoados pela Irmandade de São Benedito. As congadas embalaram os três dias de festa, unindo os mais experientes e os mais jovens em um só ritmo. A cavalaria tomou uma proporção ainda maior, transformando-se em uma procissão sobre cavalos quase sem fim, que percorreu as principais vias da cidade. O momento era de emoção e continuidade de uma história que tem 254 anos de vida.

Mais recentemente, outro evento retomado na cidade foi a Flig (Festa Literária de Guaratinguetá), no primeiro fim de semana de junho. Foi a terceira edição da Festa, que neste ano promoveu debates, rodas de conversas e palestras com escritores e artistas de Guará, região e de reconhecimento nacional após ter ficado fora do calendário de eventos por dois anos, por causa da pandemia. Antes da Flig, o Carnaval de Guaratinguetá, realizado em 2020, antes da oficialização da pandemia, foi promovido neste ano de maneira restrita, para evitar a propagação da Covid-19. Sem campeã e com apresentações online no Recinto de Exposições, o evento reuniu presencialmente apenas integrantes das seis escolas de samba. Porém, virtualmente, milhares de internautas acompanharam as apresentações através das redes sociais.

Para os próximos meses estão programadas outras atividades festivas que estavam suspensas em Guaratinguetá. Em julho será retomado o Festival da Truta do Gomeral. O evento vinha se expandindo nas últimas edições e atraindo moradores não só da cidade, mas de municípios vizinhos devido à gastronomia, o clima de serra, já que o bairro fica em uma região alta e de montanha em Guará, e aos atrativos musicais. Outra festividade com previsão de retomada é a Festa de Frei Galvão, em outubro. A homenagem ao primeiro santo brasileiro promete contar com aumento no número de fiéis, já que o Santuário permaneceu fechado durante alguns meses de 2020 e 2021.

Ainda que aos poucos, Guaratinguetá retoma as programações festivas públicas e privadas, conforme a pandemia caminha para sua reta final.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará