Início Notícias Guará BIM – A Engenharia em Transformação

BIM – A Engenharia em Transformação

357
0

Lei nº 14.133/2021 merece a atenção dos profissionais

O modo de fazer Engenharia tem evoluído, acompanhando a tecnologia e a transformação digital. Essa nova perspectiva não só está presente nos materiais, nas máquinas, nas normas de segurança, como também na gestão de obras e no desenvolvimento dos projetos. O Building Information Modeling (BIM), em português Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções.

O Engenheiro Eletricista e Gerente de Projetos, Alexandre Rocha Serpa, explica o que é o BIM. “O BIM é um método que ainda está em fase de desenvolvimento e permite a integração das diversas disciplinas da Engenharia dentro de um mesmo projeto. Antes tínhamos as disciplinas estanques, elétricas, hidráulicas, sistemas de automação, o que trazia problemas de integração. E o BIM surge para otimizar o trabalho dentro do projeto”.

“O BIM usa conceitos da Engenharia 4.0 como a virtualização do projeto, a realidade aumentada, que vão possibilitar ao profissional de engenharia, a otimização dos recursos, através da predição e previsão do que pode ocorrer dentro do projeto”, explica o Engenheiro.

Diferente do desenho usual e comum, em 2D, que apresenta de forma planificada o que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D. Essa nova perspectiva permite assimilar de forma mais fiel o produto final.

“Permite que as várias disciplinas conversem entre si, dos vários engenheiros dentro do projeto, do trabalho enxuto, do trabalho sem desperdício. É uma mudança que vai permitir que a Engenharia traga uma resposta rápida para as situações,” completa o Engenheiro Alexandre Rocha Serpa, CREASP 5062677504.

Legislação técnica: Diz a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em abril de 2021: “Licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling- BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”.

Destaque para o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização do BIM (Building Information Modelling)  na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

Acesse o site: www.agea.net.br | Nas redes sociais @agea_sp / Apoio Institucional CREA-SP

Fabricio Oliveira

MTB 57.421/SP