A Prefeitura de Guaratinguetá vai inaugurar nesta quarta-feira (27), às 10h, a Casa da Mulher, que será responsável por atender e prestar toda a assistência necessárias para as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência em nosso município.
Alem de trabalhar com ações de apoio psicossocial, oficinas de arte, de defesa pessoal e cursos de qualificação profissional visando a independência financeira da mulher.
A Casa da Mulher, localizada na Av. Brasil, 1.488, Engenheiro Neiva, terá também forte atuação na proteção básica, com o objetivo de fortalecer a estrutura familiar da mulher, para que ela possa ter condições de romper com ciclos de violência que possam estar sendo vivenciados dentro da casa, atuando de maneira preventiva. Além disso, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), será prestada toda assistência jurídica necessária às mulheres.
O local possui as seguintes instalações: Secretaria da Mulher, Serviço Social, Psicologia, Atendimento da OAB e da Delegacia da Mulher, Sala de Reuniões, Brinquedoteca, Sala Multiuso, Sanitários, Sanitários Adaptados e Recepção. Algumas salas serão disponibilizadas para reuniões do Conselho da Mulher, dos Serviços de Convênios e para a rede socio-assistencial das organizações.
O projeto da Casa da Mulher foi iniciado pela primeira-dama Andréa Évora Soliva em 2021, em parceria com a Secretaria da Assistência Social. O valor total investido na obra foi de R$ 462.155.14, contando com parte da devolução do duodécimo da Câmara Municipal.