Cerca de 40 mil eleitores ainda não fizeram biometria em Guará - Haverá plantão neste sábado - Jornal de Guaratinguetá

Cerca de 40 mil eleitores ainda não fizeram biometria em Guará – Haverá plantão neste sábado

8 de abril de 2019

Em Guaratinguetá e toda a região os eleitores estão convocados a comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento para a biometria, sob pena de cancelamento do título. Quem tiver dúvida se o seu município está na lista da obrigatoriedade em 2019 pode fazer a consulta aqui (pesquise na tabela).

Inclusive, neste sábado (13) todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo estarão abertos das 08h às 13h para que os munícipes façam a biometria mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Conforme as estatísticas, somente 48% da população de Guaratinguetá efetuou o recadastramento obrigatório. Eleitores poderão fazer a biometria no Cartório da 48º Zona Eleitoral, localizada na Rua Marechal Deodoro , 203, no centro  de Guaratinguetá. Telefones: (12) 3125-5166 / 3125-2967.

Documentos necessários

No momento do atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação e comprovante de residência. Se tiver o título, deve apresentá-lo também. O documento oficial de identificação precisa ser original, com foto, como RG, carteira de trabalho e carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal.O comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias) deve conter o nome do eleitor e o endereço e ser recente– até três meses de emissão).

Importância da Biometria

A biometria visa a tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas. Assim, representa uma evolução em relação à urna eletrônica, que há 22 anos trouxe segurança no processo de votação e apuração.

Além do cadastro das digitais de todos os dedos do eleitor, o cadastramento envolve coleta de fotografia e assinatura digital, bem como atualização dos seus dados.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará