Início Notícias Estado de São Paulo deve entrar na fase roxa ainda nesta semana

Estado de São Paulo deve entrar na fase roxa ainda nesta semana

2044
0
Arquivo: Coletiva de Imprensa

O Estado de São Paulo deve entrar ainda nesta semana na fase roxa, devido a alta procura por leitos de UTI em todo o estado, mais de 120 pessoas por dia. Além disso, o número de mortes por Covid-19 passaram de 500 pacientes em 24 horas.

Com isso, o Governo do Estado de São Paulo informou que Hospitais de campanha devem ser criado em escolas. Ao todo, 32 municípios estão com 100% de ocupação nas UTIs

O estado registrou 517 óbitos nas últimas 24 horas. O maior número até então havia sido atingido no dia 2 de março. Atualmente, a média móvel é de 298, a maior desde o início da pandemia.

A informação é da rádio CBN e deve ser confirmada durante coletiva de imprensa. Na nova etapa a abertura dos serviços considerados essenciais, como postos de gasolina, supermercados, padarias, também teria limitação e os estabelecimentos teriam que funcionar com horários reduzidos. De acordo com a rádio, a medida seria adotada até o final da semana.

Além disso, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, recomendou ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, conforme o Aviso 135/21 a ser publicado no “Diário Oficial” nesta quarta-feira, que, “à luz dos princípios da prevenção e precaução em matéria de saúde pública, tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo”.

Na recomendação, assinada nesta terça-feira (9/3), Sarrubbo destacou os diplomas legais e os acórdãos do Supremo Tribunal Federal que fundamentam a sua decisão, assim como enfatizou que “o recrudescimento da situação causada pela covid-19, com o aumento do número diário de pessoas infectadas, de internações e de mortes” levou o governo a incluir todas as regiões do Estado na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. Portanto, a suspensão das atividades religiosas coletivas e dos eventos esportivos torna-se imprescindível.

Na segunda-feira, os médicos que integram o gabinete de crise instituído pela PGJ para orientar os promotores e procuradores de Justiça no enfrentamento à pandemia apontaram a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o maior índice de transmissibilidade das novas cepas do coronavírus como fatores críticos neste momento da crise sanitária.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará – www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você