Início Notícias Guará Presos de Potim recebem mutirão de serviços odontológicos

Presos de Potim recebem mutirão de serviços odontológicos

312
0
Fotos/Divulgação: SAP

A Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim, realiza a 3ª edição da Semana Odontológica entre os dias 24 e 28 de setembro. O evento oferece serviços de saúde bucal aos sentenciados graças a uma parceria com a Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic), a Prefeitura de Guaratinguetá e o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC). No ano passado, o projeto foi contemplado com o prêmio Mário Covas, a mais importante premiação que reconhece iniciativas da gestão pública no Brasil.

Durante a semana, duas unidades móveis com consultório adaptado e uma sala equipada com aparelhos odontológicos irão receber detentos para sanar problemas como dores nos dentes, extração de raízes residuais, limpezas bucais e obturações dentárias. Uma equipe formada por três cirurgiões-dentistas e oito estudantes do curso de Odontologia da Funvic estarão preparados para receber os presos.

Com a experiência adquirida em edições anteriores, a penitenciária tem a intenção de atender mais reeducandos e com mais eficiência. “Com apoio da sociedade civil, conseguimos suprir a demanda por atendimentos e prever problemas de saúde bucal, melhorando, assim, a qualidade de vida na execução penal”, afirma Karina Prates, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) da unidade.

Para a diretora, um dos fatores que garantiram o sucesso da Semana foi a troca de conhecimentos entre profissionais de saúde da penitenciária e os parceiros convidados. “Os servidores da unidade aprendem e adquirem novas habilidades, novos procedimentos e técnicas por meio desse intercâmbio com os parceiros do evento, logo, se atualizam em termos periciais, o que promove concreta melhoria nos atendimentos”, conclui.

RECONHECIMENTO

Em 2017, a ação foi selecionada entre 212 projetos para o Prêmio Mário Covas e foi escolhido como a melhor iniciativa na categoria “Melhoria dos serviços prestados ao cidadão”. Durante a Semana Odontológica premiada, realizada em 2016, a P1 de Potim atendeu 197 presos, totalizando 509 extrações de raízes residuais.   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará