Início Notícias Brasil PRF realiza a partir de amanhã a Operação Proclamação da República

PRF realiza a partir de amanhã a Operação Proclamação da República

209
0
Imagem/Divulgação: PRF

A Polícia Rodoviária Federal realiza a operação nacional Proclamação da República durante a zero hora desta quinta-feira (14) até a meia-noite de domingo (17). Ações de prevenção e de fiscalização serão realizadas com reforço de policiais que estariam em folga no período e outros que trabalham nos setores administrativos da instituição.

Equipes para PRF intensificarão rondas e fiscalizações, principalmente nos horários previstos de concentração de saída (quinta à tarde e sexta de manhã) e retorno do feriado (domingo à tarde). No Vale do Paraíba, onde acontecerá um evento musical, o planejamento contempla a preparação para o aumento de fluxo esperado.

“O esforço dos policiais rodoviários federais estará em flagrar e inibir abusos que possam levar perigo àqueles que viajarão durante o feriado, como a ingestão de álcool pelo condutor. Também outras condutas relevantes, como a utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes é item que preocupa a PRF e será verificado em todas as fiscalizações.

É importante lembrar que crianças devem usar um dispositivo adequado à sua idade: até um ano em “bebê conforto”; de um a quatro anos em “cadeirinha”; entre quatro e sete anos e meio devem utilizar um “assento de elevação”. Entre sete anos e meio e dez anos, as crianças não precisam de dispositivos especiais, mas devem ser levadas no banco de trás, quando houver.

No ano passado, a Operação Proclamação da República aconteceu entre os dias 14 e 18 de novembro, sendo um dia mais longa, e terminou com 57 acidentes, 70 pessoas ficaram feridas e houve quatro mortes.

Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito – Concomitantemente com a realização da Operação Proclamação da República 2019, será celebrado no domingo, dia 17 de novembro, o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Historicamente, em 1993 foi celebrado pela primeira vez, no Reino Unido pela RoadPeace, o Dia em Memória às Vítimas do Trânsito. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde apoiou esta iniciativa e, em
2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou todas as nações a celebrarem a data, ficando instituído o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Neste dia são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos e todos aqueles que sofrem a perda de entes queridos com tal tragédia.

Previsão de chuvas e o cuidado na direção – Segundo o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) há possibilidade de chuvas para a região de São Paulo durante o período de início da operação. Pistas molhadas exigem muito cuidado antes e durante a viagem com equipamentos e atitudes que potencializam a chance de acidente.

Antes de iniciar a viagem deve-se verificar o nível de líquido para o limpador do para-brisas e a condição das palhetas. Também se todas as lâmpadas estão funcionando e se os pneus estão adequados para rodar, os indicadores TWI existentes neles. Pneus “carecas” praticamente impossibilita a frenagem de emergência em pistas molhadas.

Durante a viagem, o motorista aumenta a segurança mantendo os faróis acesos durante toda a viagem e, se houver chuva, aumentando a distância do veículo que vai a frente. O respeito às leis de trânsito devem permanecer em qualquer situação. Excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas ficam ainda mais perigosas com pistas
escorregadias.

O telefone de emergência da PRF é 191. Qualquer comunicado de acidente ou situações críticas podem ser comunicadas a qualquer hora. A operação deste ano termina na noite de domingo e a PRF divulgará o balanço na
segunda-feira”, informou a corporação

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará/Marcos Aurélio

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você