Início Notícias Guará Programa Bombeiro Educador inicia nova fase em Guaratinguetá

Programa Bombeiro Educador inicia nova fase em Guaratinguetá

481
0
Foto/Divulgação: Fundabom – Regiane Tosatti

Iniciativa desenvolve atividades de educação em escolas públicas do município de Guaratinguetá e prepara jovens estudantes para enfrentar situações de emergências cotidianas

Entre os meses de agosto e outubro, o Programa Bombeiro Educador, iniciativa do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo com apoio da FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros e em parceria com a BASF e a Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá, inicia uma nova fase do projeto no município, localizado na Região do Vale do Paraíba, em São Paulo. A iniciativa foi inspirada no programa Bombeiro Mirim, que teve início em 2001 e formou 960 crianças e adolescentes nos últimos 16 anos.

Sentindo a necessidade de aumentar o alcance do programa anterior, colocando mais crianças e adolescentes em contato com os conhecimentos nas áreas de segurança, emergência, e prevenção a incêndios e acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros trabalhou uma nova versão do projeto para ser capaz de atingir cerca de mil alunos das redes municipal e estadual de escolas públicas na edição deste ano. O objetivo é proporcionar condições para que os jovens desenvolvam senso de responsabilidade social e se tornem instrumento de transformação na comunidade, tornando-a um lugar melhor para o convívio, com mais segurança e autossustentável.

Neste novo formato, alunos dos oitavos anos de 11 escolas municipais e 14 estaduais que formam a rede de ensino pública de Guaratinguetá foram convidados a participar do programa em 2017. Eles recebem semanalmente a visita de instrutores do 11º Grupamento de Bombeiros de Guaratinguetá no contraturno das aulas. Os oficiais apresentam uma série de orientações com foco em cinco temas essenciais no despertar dos estudantes para o exercício de conscientização de suas responsabilidades na sociedade. Estruturado em um módulo semanal de meio período (três horas diárias), com turmas matutinas e vespertinas, a iniciativa apresenta exercícios práticos e palestras teóricas: Noções de Primeiros Socorros, Prevenção a Acidentes Domésticos, Noções de Salvamento, Cidadania e Ética e Preservação do Meio Ambiente. No último dia de aula, os estudantes desenvolvem e aplicam um plano de abandono da escola, o qual simula um cenário de emergência e a saída controlada de todos os alunos do local.

Para o Capitão do Corpo de Bombeiros, Paulo Roberto Reis Teixeira de Souza, e coordenador do Programa Bombeiro Educador em Guaratinguetá, o objetivo é estimular uma mudança de comportamento no jovem, tornando-o mais consciente e capaz de inspirar transformações positivas em quem está à sua volta e na sociedade. “Contribuir na formação das crianças e adolescentes ao apresentar valores de cidadania e civismo como a ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção dos jovens no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador”, explica o oficial.

“Contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos faz parte da nossa estratégia de engajamento social. O investimento em um programa que visa incentivar a educação e cidadania das crianças de Guaratinguetá reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e atuação local”, comenta Patrick Silva, diretor de Infraestrutura da BASF para América do Sul e do Complexo Químico de Guaratinguetá.

Ao final do programa será realizada a formatura de todos os alunos que participaram voluntariamente da iniciativa com cerimônia prevista para novembro deste ano. Para consagrar a entrega do certificado de conclusão do programa, os alunos vão participar da simulação coletiva de um procedimento de RCP (reanimação cardiopulmonar).

O Programa Bombeiro Educador também se prepara para ser realizado em outras localidades da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte como os municípios de Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Aparecida e Cruzeiro e tem planos de expansão para outras cidades do interior paulista. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.