Início Notícias Unidades prisionais do Vale têm mais de 1,3 mil presos inscritos para...

Unidades prisionais do Vale têm mais de 1,3 mil presos inscritos para concluir ensino regular

O exame certifica pessoas que não puderam concluir o ensino regular em idade apropriada

707
0
Imagem/Divulgação: SAP

Na região do Vale do Paraíba, dez presídios inscreveram 1.374 presos para participar da edição 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Foram 645 presos inscritos no exame do Ensino Fundamental e 729 no exame do Ensino Médio.

Em todo o Estado, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) contou com um aumento de 14,6% em relação ao ano passado no número de custodiados inscritos.  Neste ano, houve a inscrição de 37.074 presos, distribuídos em 18.734 inscritos no exame do Ensino Fundamental e 18.340 no exame do Ensino Médio. A edição de 2022, contou com 32.351 reeducandos inscritos. Nesta edição, também houve um número maior de unidades prisionais envolvidas, com 171 participantes.

O Encceja PPL proporciona aos reeducandos a oportunidade de obter a certificação nos ensinos Fundamental ou Médio durante o cumprimento de pena.  Para isso, é necessário alcançarem a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas, 100 pontos, e na redação, 5 pontos. Aqueles que não atingem a pontuação mínima, podem obter uma declaração parcial de conclusão nos ensinos Fundamental ou Médio, além de realizar novamente as provas no próximo ano.

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro na unidade prisional em que cada preso cumpre a sentença.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A certificação no Ensino Fundamental e Médio é realizada por uma Escola Pública da Secretaria da Educação do Estado que atua em cada unidade prisional como responsável pedagógico.

O Encceja foi criado em 2002 para certificar jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade apropriada. O exame regular é oferecido a todo cidadão brasileiro que não possui certificação escolar e pode ser realizado no país ou no exterior. Já o Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade de o Encceja regular, mas é destinado às pessoas privadas de liberdade tanto em unidades prisionais brasileiras quanto no exterior.

Até 2016, a certificação no Ensino Médio também podia ser obtida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2017, o Enem passou a ser realizado somente para o ingresso no Ensino Universitário e o Encceja passou a concentrar a certificação para o Ensino Médio para àqueles que não o obtiveram em idade própria.

As avaliações do Ensino Fundamental abordam as seguintes áreas: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia. Nas provas do Ensino Médio, as áreas avaliadas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Essas áreas do conhecimento estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará