Início Artigos Visão dos Pássaros

Visão dos Pássaros

1096
0
Por Verônica Barreto
Visão de passáros
Foto: Jornal de Guará
A visão dos pássaros é mais uma influência – principalmente com as andorinhas – sobre como tento perceber informações ao meu redor e me inspirar. Ela traz o olhar diferenciado de todas as coisas, formas, vida, cor e de toda a construção que é desconstruída do que vemos pronta.
O tridimensional e abstrato vive muito forte para as aves, e desconectada de nós. Não valorizamos as formas, as composições e suas “descomposições”. Eles possuem um olhar aplicado e seguro de suas necessidades naturais e de sobrevivência.
Quando decidi estudar esse olhar diferenciado, foi transformador para a delicadeza das coisas que estão a minha volta e perceber a vida com mais calma e destreza, em meu trabalho só foi enriquecendo e se fortalece a cada entrega.
Por que escolher os pássaros?
– A condição de vida deles é especial, eles se adaptam muito bem em seus ambientes.
– O comportamento deles com seus descendentes é respeitador e cuidadoso.
– Eles preservam muito bem seus ninhos e suas crias.
– Eles são conservadores e no relacionamento não é permitida a troca de parceiros.
– Seus ninhos são diferenciados sempre, dependendo da sua adaptação e percepção do lugar onde estão.
– Os matérias usados são da natureza: galhos, barro e folhas secas.
– Qualidade no olhar dos terrenos (sua chegada ao solo é reconhecida através das cores plenas e divididas suavemente, proporcionando o tridimensional abstrato). Então, todas as cores são plenas, sem misturas e limpas.
Obtendo essas informações e comparando a estética, a subjetividade, a divisão, a desconstrução e construção do seu olhar, me fez entender mais ainda o meu trabalho e o meu olhar abstrato e singular.
Em 2016, voltarei a estudar esse tema e apresentarei novos trabalhos. A liberdade dos pássaros traduz parte da minha vida.

Verônica Barreto é artista especializada em joalheria de autor. Responsável por todos os processos na feitura de uma joia, Verônica trabalhou no espaço de Nao Yuasa e Sandra May. Ao mesmo tempo, cursou joalheria de autor por três anos, na escola Arte Metal, em São Paulo, que possibilitou despertar sua criatividade e maneira de sentir metais e gemas.