Início Notícias Aparecida: Novo decreto libera cultos e celebrações religiosas, exceto no Santuário Nacional

Aparecida: Novo decreto libera cultos e celebrações religiosas, exceto no Santuário Nacional

415
0
Divulgação: Prefeitura de Aparecida / Santuário Nacional

A Prefeitura Municipal de Aparecida, em decreto publicado ontem, segunda-feira (15), flexibiliza as restrições quanto a liberação de cultos e celebrações religiosas na cidade. Pela nova determinação podem ser realizadas apenas duas (02) celebrações por dia, seguindo critérios de distanciamento e higiene dos locais. Estão autorizados igrejas e templos religiosos, exceto o Santuário Nacional.

Os locais são obrigados a cumprir medidas de segurança, como distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Além disso, está permitida a entrada de apenas 30% da capacidade máxima da igreja ou do templo. Para a entrada será obrigatória a medição da temperatura sem contato físico e com aparelho específico (termômetro digital infravermelho). Pelo decreto, caso a pessoa apresente temperatura acima de 37,8°C ficará proibida de participar da celebração.

Os hotéis continuam proibidos de receber hóspedes. As galerias de lojas e centros de compras também continuam fechados. Todas as outras determinações seguem como nos decretos anteriores. Vale ressaltar que Aparecida ainda se encontra na Fase 2 do Plano São Paulo de Retomada Inteligente da economia.

O decreto na íntegra pode ser acessado aqui.

A partir do Decreto da Prefeitura de Aparecida, o Santuário Nacional foi procurado por alguns colegas para um posicionamento sobre a retomada de atividades na cidade. Encaminho aqui Nota que busca esclarecer eventuais dúvidas.

Nota de Esclarecimento

Diante do decreto n. 4734, de 15 de junho de 2020, da Prefeitura Municipal de Aparecida, flexibiliza atividades no município e permite que “as Igrejas de quaisquer cultos poderão realizar suas celebrações religiosas…” seguindo algumas determinações e informando ainda que essa “autorização não se aplica ao Santuário Nacional, devendo este permanecer fechado por prazo indeterminado”.

O Santuário Nacional esclarece:

– Desde o dia 15 de março de 2020, as celebrações litúrgicas no Santuário ocorrem sem a presença de público e são transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação e Internet através de suas Redes Sociais.

– O Santuário Nacional, nunca esteve fechado para a visitação. As portas da Basílica são cerradas temporariamente em curtos períodos do dia, nos momentos celebrativos; O acesso para visitação da Imagem da Padroeira do Brasil, bem como o amplo estacionamento permanece aberto diariamente das 6h às 18h;

– Desde o início da pandemia, o Santuário Nacional tomou todas as precauções e medidas de segurança e prevenção, sempre seguindo as orientações / determinações das autoridades;

– O Santuário Nacional, consciente de sua responsabilidade na recepção do público visitante, já possui um plano de reabertura gradual com protocolos de segurança elaborados de acordo com as normas sanitárias exigidas pelas autoridades;

– O Santuário Nacional reafirma seu compromisso com a cidade de Aparecida e com o povo devoto; reconhece a importância do turismo religioso como primeira e preponderante fonte de recursos do município e aguarda, com os demais seguimentos aparecidenses, o momento de reabertura e, assim, poder contribuir com o processo de retomada da vocação da Cidade Santuário: acolher bem;

– Concluímos que, para a retomada de público no Santuário Nacional, dependemos única e exclusivamente, do Poder Público Municipal.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará/Marcos Aurélio

www.jornaldeguara.com.br – A informação a um click de você