Início Notícias Brasil Frio deve chegar mais cedo e mais intenso em várias regiões do...

Frio deve chegar mais cedo e mais intenso em várias regiões do Brasil

11649
0
Imagem extraída do site drogueriabosch.com.ar
Segundo a Somar Meteorologia, a virada do mês deverá ser marcada pela queda nas temperaturas mínimas, ainda não faz frio, já deve ser sentida no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste ainda na virada do mês. “A partir do dia 28 de fevereiro, a sensação de abafamento na região Sul e Sudeste já começa a diminuir, por conta do avanço de uma frente fria que traz uma massa de ar frio mais intenso”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.
Segundo o meteorologista, as temperaturas mais amenas no Sul acontecem entre a tarde de 29 de fevereiro e a madrugada de 01 de março com máxima em torno dos 24°C e mínima na casa dos 12°C na maior parte dos municípios. Já no Sudeste, a frente fria traz chuva mais persistente. As temperaturas ficam em torno dos 24°C em São Paulo, De acordo com Oliveira, o calor deve se concentrar mais no centro-norte do Brasil, pelo menos no inicio de março.
O outono de 2016 deve ter temperaturas mais baixas que no outono passado. O outono de 2015 foi anormalmente quente por causa do El Niño.
Durante o inverno, teremos um período de transição climática, indicando que neste ano o frio deve chegar mais cedo. Para o segundo semestre de 2016, os modelos climáticos apontam para o início de uma nova fase de águas frias sobre o Oceano Pacífico equatorial, com indicativo da provável configuração de um episódio de La Niña.
O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará
Fonte: Somar Meteorologia