Início Notícias Acidente Fisioterapeuta de Guaratinguetá ajuda paciente a voltar a andar após acidente grave...

Fisioterapeuta de Guaratinguetá ajuda paciente a voltar a andar após acidente grave de moto

666
0

Tratamento, realizado a domicílio, foi imprescindível para recuperação de Wagner

Seis meses, no mínimo, para se levantar sozinho e um ano para voltar a andar. Esse foi o tempo de recuperação dado pelos médicos que cuidaram de Wagner Rodrigues Galdino, um rapaz de 28 anos que em julho desse ano sofreu um grave acidente de moto em Campos Novos, na cidade de Cunha. O operador de máquinas, de Guaratinguetá, foi diagnosticado com tetraplegia, lesão medular e uma pequena fratura na coluna cervical C4.

Cinco meses após o acidente, Wagner ainda se recupera, mas já está andando, graças a força de vontade e ao tratamento de fisioterapia que vem realizando regularmente em casa. “Gustavo é um excelente profissional, muito competente no que faz. Entrou nessa luta comigo e estamos vencendo a cada dia que passa. Hoje estou muito bem, com dois meses do acidente eu já estava em pé e com três eu comecei a andar”, conta.

Luis Gustavo Monteiro Rodrigues, 33, é o profissional que vem acompanhando Wagner. Graduado em Fisioterapia e em Educação Física, pós-graduado em Treinamento e, atualmente, graduando de Osteopatia, possui oito anos de experiência como educador físico e cinco atuando como fisioterapeuta.

“Comecei a me interessar pela Fisioterapia quando trabalhava em academia como professor e personal. Atendia muitos alunos poliqueixosos e não conseguia sanar seus problemas por falta de ferramentas que somente a Fisio tem. Além disso, me interesso muito pelo atendimento a pacientes geriátricos, portanto fui atrás de conhecimento para melhorar a qualidade do trabalho”, diz.

Há cinco anos o fisioterapeuta atende o paciente em casa, um sistema de Fisioterapia Home Care. No caso de Wagner, são três atendimentos semanais, com sessões que duram de 40 a 60 minutos. Luis Gustavo explica que todo o tratamento foi muito específico e adaptado a realidade do paciente, e que foram utilizados conceitos e métodos da Fisioterapia Neurofuncional onde se trabalha a função do atendido uma por vez até alcançar o objetivo.

No primeiro mês, o tratamento era realizado no leito. “Os primeiros procedimentos foram exercícios respiratórios, mobilização articular, orientação aos familiares e muito estímulo verbal para passar confiança para ele”, explica o fisioterapeuta. “Wagner não tinha controle de tronco, então não sentava sozinho. O primeiro objetivo foi estimular todo o corpo e conseguir o controle do tronco. Com muito custo em um mês e meio de tratamento começou a ficar sentado sozinho”.

Após essa pequena evolução, iniciaram o treino ortostático para deixar Wagner em pé, ainda sem equilíbrio e força para sustentar sozinho o corpo. “Fomos trabalhando conforme o corpo reagia. Depois de algum tempo o deixei de pé, se sustentando sozinho, ainda sem tentar movimentar as pernas. Em um dia de atendimento, enquanto eu o sustentava, pedi que desse uma passada bem pequena e ele conseguiu, até chorou, foi emocionante”, lembra.

A partir daí, Gustavo conta que o atendimento foi direcionado para a biomecânica da marcha humana, ou seja, Wagner começou a treinar os passos e a aprender a andar novamente. “Trabalhamos muita mobilização, alongamento, treino de força e equilíbrio, além de sempre tentar deixar o psicológico dele bem”.

Ainda em tratamento, Luis Gustavo destaca que a rápida recuperação se deve não só à fisioterapia, mas também ao empenho e fé de Wagner. “A evolução foi constante. O fator determinante foi acreditar na fisioterapia, ter confiança em mim e muita fé em todo o processo. Wagner nunca reclamou do acidente e nunca desmarcou uma sessão sem necessidade. É um paciente que tem vontade de vencer todas as atividades propostas e pode errar mil vezes, mas faz até acertar e chegar à perfeição, uma determinação impressionante”, salienta.

Sobre a Fisioterapia Home Care

Consiste no atendimento realizado a domicílio pelo fisioterapeuta Luis Gustavo, com toda aparelhagem necessária para atender diferentes patologias. O método proporciona conforto e exclusividade no atendimento ao paciente, principalmente o acamado, que não consegue se deslocar até uma clínica. Os procedimentos são realizados de acordo com a necessidade de cada atendido.

Conheça o trabalho do Dr. Luis Gustavo pela página do Facebook “Fisioterapia Home Care” e pelo WhatsApp (12) 99787-2685. Também pelo telefone fixo (12) 31326310 e e-mail fisiodrgustavorodrigues@gmail.com

Texto: Hyanne Patricia – Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.