Início Brasil e Mundo Parabéns Guerreiras!

Parabéns Guerreiras!

1152
0
mulher 1
Foto/divulgação: Ministério da Saúde
Dia 8 de março foi escolhido como o Dia Internacional da mulher para ser símbolo da luta feminina por condições igualitárias na sociedade. Em meio a ambientes dominados por homens, as mulheres superam os obstáculos e se destacam com grandes contribuições para a história da humanidade.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto.
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Muito obrigado a todas vocês que fizeram e fazem parte da construção desta históriaClique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará