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Retrospectiva 2021: A história de Francisco, o pequeno empreendedor de oito anos

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Texto: Leandro Oliveira

Garoto de Guaratinguetá decidiu vender pizzas para comprar um notebook; família adotou ideia e complementa renda com as vendas

Para empreender é necessário 1% de inspiração e 99% de transpiração. A frase que parece clichê nos dias atuais foi dita por Thomas Edison, inventor de vários itens essenciais para a humanidade, como a bateria de carro e a câmera de cinema, por exemplo. O desejo de criar, muitas vezes, vem da necessidade de crescer, expandir as economias, investir. Mas no caso de Francisco Santana dos Santos Neto, de apenas oito anos, o empreendedorismo nasceu porque ele queria comprar um notebook. A história do pequeno empreendedor de Guaratinguetá, mostra que a força de vontade supera as adversidades do cotidiano e abre horizontes para uma nova realidade. Mas até chegarmos nessa história, vamos precisar voltar um pouco no tempo.

Desde pequeno, Francisco se virava como podia para juntar um dinheirinho para comprar os brinquedos que queria, ou algum outro objeto de desejo. Quando mais novo, ele fazia desenhos e criava artes para vender para a própria família. O mercado comprador era formado por tios e primos, que ajudavam o menino comprando seus trabalhos.  “Desde novinho. Quando ele queria alguma coisa, ele pegava, fazia os desenhos e vendia por R$ 1 até conseguir um dinheiro. Ele sempre teve o lado comerciante, de vender, ter dinheiro para comprar as coisas dele”, contou a mãe de Francisco, Seara Santana dos Santos de Oliveira.

Agitado, pró-ativo e alguém que não aceitava o “não” como resposta. O pequeno Francisco tem características de empreendedor, que decide arriscar e insistir até alcançar seus objetivos. Se dava certo quando queria comprar algo mais barato e vendia os desenhos a R$ 1, por que não tentar somar dinheiro e comprar um notebook novo para jogar, estudar e brincar? Objeto de desejo de muitas crianças, o computador portátil também era algo que o garoto queria. Mas a realidade financeira da família, que mora no Jardim França, não permitia que ele pudesse ganha-lo.

“Eu falei para ele que não tinha condições de comprar naquele momento e que daria para ele no Natal. Mas não consegui no Natal e disse que compraria no aniversário dele, em agosto. Como o Francisco é uma criança agitada, não gosta de esperar, ele perguntou se a gente podia vender alguma coisa para comprar o notebook. Desde pequeno ele fazia desenhos e vendia para os tios e primos. Mas a arte ia demorar muito para juntar dinheiro e comprar o computador. Ele deu a ideia de vender bolo, mas eu disse que não sabia fazer. A única coisa que eu sei fazer são pizzas, porque sempre fiz no aniversário dele. E ele disse: “Então vamos vender pizzas”, detalhou orgulhosa a mãe do menino.

Em 27 de fevereiro, Seara decidiu esquentar o forno e dar início a uma trajetória que ela mesma não tinha certeza se daria certo, já que o objetivo do filho era comprar um notebook, que tem preços acima dos R$ 1,8 mil. Com as massas assando e as mini pizzas quase prontas, eles postaram um vídeo no Facebook contando sobre as vendas e o motivo. Pronto. Uma vez postado na internet, o vídeo ganhou repercussão entre os moradores da cidade, num primeiro momento, e os pedidos por pizzas começaram a aumentar de forma gradativa. “Nós começamos a fazer as pizzas e ele ajudava a montar, colocar o recheio e fazer propaganda no Facebook, para vender”, contou Seara.

A história que nasceu há 10 meses, continua. O notebook? Ah, esse objetivo Francisco já alcançou. Uma cliente decidiu doar um computador para o menino. As pizzas caíram no gosto dos moradores da cidade. Antes, Seara e Francisco vendiam cerca de 20 bandejas por semana. Agora, são 150 bandejas vendidas a cada sete dias. “Nós continuamos vendendo as pizzas, porque vimos que estávamos com muitos clientes. Demos continuidade até hoje vendendo as pizzas e vamos ficar até quando Deus quiser. É uma renda extra para nós”, explicou a mãe.

Hoje as ‘Pizzas do Fran’ são um sucesso no Facebook. A ideia que nasceu para captar recursos para um objetivo simples, se tornou fonte de renda extra para uma família que reconhece a inteligência e força de vontade do pequeno empreendedor, Francisco.

Pequeno no tamanho, mas grande no coração. 

O pequeno chef Francisco realizou no ano passado duas campanhas de arrecadação de chocolate e balas para crianças do bairro Tamandaré, região onde fica a sede das Pizzas do Fran. Os chocolates foram entregues na Páscoa e as balas no Natal. Neste ano, Seara confirmou que o filho já está arrecadando novamente balas para as crianças do bairro. Segundo a mãe, a iniciativa partiu do próprio filho que, ao ver um vídeo no You Tube sobre arrecadação de brinquedos e atitudes solidárias, decidiu fazer sua própria arrecadação para os amigos e colegas.

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