Início Notícias Guará Retrospectiva 2021: Indústria puxa saldo positivo de emprego em Guaratinguetá

Retrospectiva 2021: Indústria puxa saldo positivo de emprego em Guaratinguetá

454
0
Texto: Leandro Oliveira

Cidades vizinhas têm números bons e veem setor industrial alavancar retomada econômica

O ano de 2021 foi marcado pela retomada econômica em todo o país, após um 2020 de crise no setor financeiro, causada pela pandemia da covid-19. A expectativa das lideranças em nível federal, estadual e municipais, é de que o renascimento da economia se estenda até 2022, com a volta por completo da normalidade após a pandemia. Se o ano passado o desemprego bateu recorde, neste ano dá para observar uma recuperação e abertura de vagas com saldo positivo em boa parte das cidades do Vale do Paraíba. Ainda que os números sejam tímidos, na comparação com o ano anterior, o indicativo é de crescimento e a expectativa é de futuro promissor para quem procura uma oportunidade de trabalho ou recolocação no mercado.

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) atualizou seu banco de dados referente ao acumulado dos meses deste ano. O setor faz o levantamento mês a mês e confronta as vagas abertas e fechadas, por áreas, como indústria, serviços, comércio e construção civil, por exemplo. Na subtração entre contratações por carteira assinada e demissões registradas, Guaratinguetá teve destaque positivo no acumulado deste ano e é a sétima cidade da região no ranking de geração de empregos.

O prefeito Marcus Soliva (PSC) destacou que Guará é tradicionalmente alavancada pelo setor comercial, mas que nos últimos anos outro setor vem ganhando força e abrindo postos de trabalho que elevam a geração de emprego como um todo. O setor industrial, com as multinacionais AGC, Libherr e Basf, tem atraído terceirizadas e outros polos industriais para o município. A empresa Estilo Pack, que tem como foco a produção de embalagens sustentáveis se instalou no município. Na linha de fabricação de vidros, que tem como líder mundial no ramo automotivo a AGC, a americana Owens Illinois, líder global na fabricação de embalagens em vidro, negocia com a Prefeitura de Guaratinguetá a construção de uma sede na cidade.

“O comércio, principalmente, é um dos setores que mais geram emprego no município. A indústria é de extrema importância porque gera um emprego de tíquete médio maior, paga-se melhor na indústria. A pessoa que trabalha na indústria tem a possibilidade de gerar um terceiro emprego, um emprego na residência, além da esposa ou marido que trabalham em outro setor, quando o casal trabalha, existe essa possibilidade da geração do emprego doméstico, que funciona como uma mola propulsora que gira e a economia na cidade”, salientou Soliva.

Sobre a mais nova indústria instalada, Soliva confirmou que as projeções são positivas para o setor. “Nós temos uma indústria começando agora as atividades em Guaratinguetá, a Stiro Pack, de embalagens, para grandes empresas do setor de alimentação. São embalagens biodegradáveis, que o mundo tem apoiado muito, copos, canudos, pratos que se forem descartados na natureza serão absorvidos rapidamente pela natureza. É uma empresa ecologicamente correta, produz uma linha diversa desse tipo de material fornecendo para grandes redes de fast food, inclusive”, concluiu.

A negociação com a americana Owens Illinois está aberta. Em conversa com fontes ligadas a administração pública, foi informado que as tratativas avançaram e os diretores da multinacional visitaram o município. Um dos locais oferecidos para ser sede da fabricante de embalagens de vidro é uma área que fica no Distrito Industrial, próximo a Tekno.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará