Início Notícias Guará Retrospectiva 2021: O ano de obras e projetos para Guaratinguetá

Retrospectiva 2021: O ano de obras e projetos para Guaratinguetá

383
0
Texto: Leandro Oliveira

O ano de 2021 foi marcado pela execução de obras importantes em Guaratinguetá. Os trabalhos de reforma, ampliação e até construção tiveram continuidade, mesmo com a pandemia ainda em curso. Os serviços vão desde obras públicas como a lançamentos de projetos de cunho religioso. Nós do Jornal de Guará preparamos uma lista com alguns desses trabalhos que foram executados ou tiveram execução iniciada neste ano.

Investimentos na saúde

Obras ligadas a saúde tiveram andamento ou foram concluídas neste ano. Uma das principais previstas para 2021 é a passarela que interliga a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) à Santa Casa. O projeto prevê união entre os hospitais por meio de um acesso exclusivo através de uma passarela que cruza a Rua Rangel Pestana. A obra contou com devolução de recursos da Câmara Municipal de parte do duodécimo, em 2020, e doações feitas pelas multinacionais Liebherr e AGC. A gigante japonesa foi a responsável pela cessão dos vidros do acesso. A passarela teve sua instalação concluída em novembro deste ano e vai funcionar como interligação e translado de pacientes que necessitem de internação hospitalar na Santa Casa, ou passagem de pacientes para a UPA, quando a unidade estiver em funcionamento.

Outra obra ligada a saúde é a da própria UPA. A Unidade tem previsão de ser entregue para inauguração nos primeiros três meses de 2022. O projeto inicial previa a remodelação do prédio, que era utilizado como sede de delegacias da Polícia Civil e já havia sido cadeia pública de Guaratinguetá no passado. As obras foram complexas, tendo em vista a necessidade de reconfiguração da edificação e o aprimoramento do prédio para que ele pudesse estar dentro dos padrões hospitalares para ser uma unidade de atendimento à saúde pública. Parte do prédio foi inaugurado ainda em 2020 para ser utilizado como Hospital de Campanha, durante a pandemia da covid-19. A UPA recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste ano. Bolsonaro fiscalizou as obras, já que a unidade conta com recursos federais que foram destinados por meio do Ministério da Saúde, no fim de 2018.

Ampliação do Santuário

Na parte religiosa, 2021 também teve projetos de grande magnitude lançados oficialmente. O Santuário de Frei Galvão, que está sob administração dos Franciscanos, teve o lançamento oficial de sua pedra fundamental, no dia 5 de junho. A data, que celebra também o Dia do Meio Ambiente, não foi escolhida por acaso. Os novos administrados do templo religioso fizeram o plantio de diversas mudas de árvores no Parque Laudato Si, em conjunto com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Arquidiocese de Aparecida. A expressão ‘laudato si’ significa ‘louvado seja’ e foi proferida por Francisco de Assis. O evento reuniu autoridades políticas, sacerdotes e membros da igreja católica em Guaratinguetá. Dentre os líderes do clero, estava Dom Raymundo Damasceno, bispo emérito de Aparecida e o grande idealizador do Santuário de Frei Galvão. Na ocasião, Damasceno relatou se tratar de um marco histórico e significativo para a cidade e para a região do Vale do Paraíba.

“Iniciam-se as obras do Santuário, dedicado a um filho desta terra, o primeiro brasileiro a ser declarado santo”, disse à época. Depois da canonização de Frei Galvão, em 2007, pelo Papa Bento XVI, a Arquidiocese de Aparecida decidiu em 8 de dezembro de 2010, erigir um Santuário em homenagem a Frei Galvão”, contou Damasceno. O Santuário de Frei Galvão atrai devotos de diversas partes do país. O projeto do novo Santuário remodela o atual templo, com a construção de uma nova igreja no mesmo terreno, em outra área. A atual igreja pode virar um museu em homenagem ao primeiro santo brasileiro.

Melhores condições aos idosos

Continuam em andamento as obras do programa ‘Vida Longa’, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e destina ao município 28 residências específicas e padronizadas para idosos em situação de vulnerabilidade social de Guaratinguetá. As moradias estão sendo construídas no bairro IAPI e fazem parte de um programa estadual, que depositou no município mais de R$ 3 milhões de investimentos nessas obras. Os serviços tiveram início em 22 de maio deste ano e a previsão é de que sejam concluídos no início de 2022.

A obra é executada pela empresa Santos e Diloreto. As casas tem acessibilidade para os idosos e contam com suportes que reforçam a segurança dos moradores, como apoiadores para evitar quedas, por exemplo. Ao todo, 12 moradias já foram erguidas e receberam reboco nas partes externas e internas, além do contrapiso. Outras 16 casas estão sendo construídas. O terreno cedido para construção não era utilizado pelo município, e funcionava como área de recreação e um campo de futebol, que foi feito pelos próprios moradores.

Clique AQUI e comente no Facebook do Jornal de Guará