Início Notícias Brasil Saiba mais informações sobre a vacina contra a dengue

Saiba mais informações sobre a vacina contra a dengue

503
0
dengu
Imagem meramente ilustrativa extraída do site pt.wikipedia.org
A vacina contra a dengue já possui registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e  foi registrada como produto biológico novo, de acordo com a Resolução. O registro permite que a vacina seja utilizada no combate à dengue. Porém, vale destacar que a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika.
A vacina está aprovada para uso pediátrico e adulto, dos nove aos 45 anos de idade. Os limites de idade foram determinados com base, principalmente, nas informações de segurança da vacina, obtidas durante a realização dos estudos clínicos.
O esquema de vacinação aprovado consiste de três injeções a serem administradas em intervalos de seis meses. A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose. No entanto, a eficácia só foi demonstrada após a aplicação das três doses.
Entre R$ 132,76 e R$ 138,53. Estes são os valores máximos que clínicas e postos de vacinação particulares podem cobrar do consumidor a cada dose da vacina da dengue. Vale ressaltar, no entanto, que estes estabelecimentos podem cobrar pelos serviços prestados para aplicação e armazenamento da vacina. A Anvisa não regula os preços referentes a esses serviços. Cabe às clínicas e postos de imunização esclarecer ao consumidor o valor referente à vacina e o valor referente aos serviços de aplicação.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há uma previsão de distribuição gratuita para a população do SUS (Sistema Único de Saúde). Serão feitos estudos de custo para a distribuição nacional, somente após os estudos financeiros, a vacina poderá ser distribuída de graça aos pacientes.
Denúncias relacionadas ao preço da vacina deverão ser encaminhadas para o email cmed@anvisa.gov.br. Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, Ministério Público e demais entidades civis, também podem ser acionados.
Fonte: Ministério da Saúde e Anvisa   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará