Início Dia a Dia Evento Educadores de Guaratinguetá recebem capacitação do programa ‘Tinkering’, baseado na cultura ‘Maker’

Educadores de Guaratinguetá recebem capacitação do programa ‘Tinkering’, baseado na cultura ‘Maker’

598
0
Ministério da Cidadania, BASF e Evoluir – Educação Transformadora oferecem ferramentas e orientações para realização de atividades de ensino e aprendizagem. Professores do município participarão de workshops no dia 29/10.

No mês de agosto, 45 professores ligados à Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá participaram de sessão de apresentação do programa ‘Tinkering’, realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Basf e ‘Evoluir – Educação Transformadora’. Após o treinamento, estão atuando como multiplicadores em suas escolas.

A metodologia usada pelo Programa é a da educação mão na massa – tinkering, maker ou hands-on – , na qual o material inovador e a capacitação dos educadores para a abordagem dos conteúdos utilizando-os nas atividades fazem com que o aluno se torne protagonista no aprendizado em artes, ciências e tecnologia. Além do workshop, focado na exploração das T-BOX, o município recebeu os kits multifuncionais.

O programa, realizado em ciclos anuais, busca tornar o aprendizado mais significativo para estudantes de redes municipais de ensino por meio de proposta que sugerem um convite “ao fazer” e “à experiência”. Pensando nisso, o material de suporte para as atividades propostas pelo Tinkering – as T-BOX – contém diversos materiais e objetos para realização de inúmeras atividades criativas, todas elas contendo manuais e tutoriais para manuseio de objetos categorizados entre “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural”.

Baterias e pilhas, LEDS e pequenos motores estão entre os eletrônicos. Alicates, trena e chaves Philips e de fenda são exemplos da categoria ferramental. Por sua vez, a categoria ‘estruturais’ é composta por palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios.

O conceito por trás do programa leva em conta que a educação contemporânea se baseia na oferta de experiências que estimulam o desenvolvimento de capacidades individuais e o reconhecimento do próximo. Neste sentido, a reação dos professores ao primeiro contato com o Tinkering se resume à fala de Andreza Ferraz, coordenadora de ensino dos anos iniciais do sistema municipal: “esse projeto trabalha uma necessidade bastante solicitada pelos professores e por isso os conquistou logo no primeiro momento.”

Para Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, empresa apoiadora do projeto, o incentivo a criação exercita a criatividade e gera impacto no aprendizado. “A aplicabilidade do conhecimento na prática é benéfica para a fixação do conteúdo e exercício da criatividade. A BASF se orgulha de apoiar projetos que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes e professores das escolas públicas de Guaratinguetá, estimulando a educação científica”, comenta.

O apoio da BASF ao programa Tinkering em Guaratinguetá faz parte da estratégia de engajamento social da empresa, que prevê ampliar seu impacto positivo ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócio. A companhia está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a companhia está presente. A iniciativa de apoio a projetos já beneficiou 413 mil pessoas de 2016 a 2018 na América do Sul.

As atividades do programa se estendem até o final de 2019 e beneficiarão aproximadamente 1600 crianças no município. Para a potencialização das atividades contidas nos kits, educadores podem acessar a plataforma http://tinkerlab.com.br/, que disponibiliza a apresentação do projeto com conceitos, textos e referências, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para execução das atividades.

2ª Formação de educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Guaratinguetá – Programa ‘Tinkering’

Quando: Dia 29/10, a partir das 08h

Onde: Centro de Capacitação de Professores – Praça Condessa de Frontin, nº 82, Centro (Antiga Estação Ferroviária), Guaratinguetá.

Escolas participantes do projeto:

Emeief’s Averaldo Galhardo, Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes, Elvira Maria Giannico, Heloísa Helena, Jose Benedito, Luzia De Castro Mittidieri, Maria Júlia Antunes Do Amaral Moreira, Prof. André Freire, Prof. João Mendes Filho, Prof. José Augusto Antunes Do Amaral, Prof. Virgílio Rosas Da Silva, Prof.ª Francisca De Almeida Caloi, Prof.ª Luzia De Castro Mittidieri, Prof.ª Maria Aparecida Broca Meirelles, Prof.ª Maria Carmelita De Moraes, Prof.ª Zezé Figueiredo, Prof.ª Zezé Figueiredo, Ramão Gomes Portão

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com/br