Início Dia a Dia Evento Enactus Unesp elabora projeto Resplandecer envolvendo alunos da APAE de Guaratinguetá

Enactus Unesp elabora projeto Resplandecer envolvendo alunos da APAE de Guaratinguetá

380
0
Imagem/Divulgação: Enactus – Gabriela A. M. Salvadori

O Outubro rosa já está chegando e depois vem o Novembro azul, mas você já ouviu falar do Setembro verde? Esse mês é dedicado para uma causa muito especial, a inclusão social da pessoa com deficiência. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, cerca de 44 milhões de brasileiros com idade ativa têm algum tipo de deficiência, porém apenas 46% estavam empregadas. Para mudar um pouco essa realidade, o time Enactus Unesp Guaratinguetá – uma organização estudantil sem fins lucrativos que visa o empreendedorismo social – em parceria com a APAE da região, iniciou o projeto Resplandecer, na qual trabalha com 13 alunos da instituição que tem deficiência intelectual, mas já estão aptos para trabalhar e o grande desafio é quebrar as barreiras do preconceito e incluí-los na sociedade.

Durante o ano, já foram realizadas dinâmicas para o desenvolvimento do trabalho em equipe, oficinas de criação de currículo e simulação de entrevista. Além disso, no dia 13 de setembro houve uma visita na faculdade onde os alunos da APAE conheceram laboratórios, salas de aula, biblioteca e também tiveram contato com outras extensões estudantis como o Baja, Fórmula e a Lobateria. Para finalizar o ano com chave de ouro, no dia 1º de dezembro haverá uma feira de profissões na APAE organizada inteiramente pelos alunos, na qual eles terão a oportunidade de tornarem-se notáveis e deixarem transparecer suas grandes habilidades.

Como observado, ainda há muito que fazer para aumentar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira e é com pequenas iniciativas que a mudança é possível, por isso vale muito a pena aproveitar o Setembro verde e perceber que ao seu lado há muita gente pronta para impactar a sociedade. Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Guará.