Início Notícias Guará Guaratinguetá é considerada a 1ª cidade com menor custo de vida do...

Guaratinguetá é considerada a 1ª cidade com menor custo de vida do Brasil – diz Pronatec

1974
0
Fonte: Pronatec/iDinheiro – Guaratinguetá

Veja a lista atualizada pelo Pronatec das cidades brasileiras onde é mais barato morar. Vale lembrar que, quando se fala em “custo de vida”, estamos nos referindo aos principais gastos dos moradores, como aluguéis, conta de água, luz, telefone e internet. Além disso, a expressão se relaciona ao preço de produtos de necessidade básica, medicamentos e muito mais.

Finalmente, Guaratinguetá é considerada a cidade brasileira com o menor custo de vida. Localizada no interior de São Paulo (especificamente no Vale do Paraíba), a cidade é famosa por sua estrutura turística, que traz muito dinheiro para a economia local.

Como Guaratinguetá fica perto da capital paulista, a cidade é perfeita para quem deseja economizar no custo de vida e ter acesso aos principais atrativos das grandes cidades.

Veja, na lista a seguir, as 10 cidades mais baratas do Brasil para se viver:

1- Guaratinguetá – SP

Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

A cidade conta com uma excelente estrutura turística, que gera bastante dinheiro para a sua economia.

Além disso, também há uma ótima estrutura industrial para os moradores da região e, por estar próxima da capital São Paulo e também do litoral norte do estado, a cidade é considerada um ponto estratégico, tanto para morar como para viajar.

2- Anápolis – GO 

Em segundo lugar entre as cidades mais baratas do Brasil, está Anápolis, que conta com mais de 360 mil habitantes e está localizada a 50 km da capital Goiânia.

Além do baixo custo de vida, que é bem menor que o das outras regiões, a cidade também possui uma excelente infraestrutura.

Em relação à economia, Anápolis se destaca como um polo industrial do ramo farmacêutico.

3. Mossoró – RN

Mossoró é uma das principais cidades do Rio Grande do Norte e aparece em terceiro lugar na lista de cidades mais baratas do Brasil para se viver.

O lugar é ideal para quem está em busca de um baixo custo de vida no nordeste brasileiro.

A economia da cidade é conhecida pelas tradicionais festas de São João e pela produção de frutas.

Além disso, Mossoró também oferece uma enorme variedade cultural para os seus quase 250 mil habitantes.

4- Uberaba – MG

Localizada no triângulo mineiro, Uberaba é a oitava maior cidade do estado de Minas Gerais e também aparece como uma ótima opção de cidade barata para morar.

Sua economia está diretamente relacionada à agropecuária, o que contribui para a cidade oferecer um bom custo de vida para os seus moradores.

Além disso, Uberaba abriga as principais universidades públicas do estado, disponibilizando, assim, diversas possibilidades de formação profissional.

Dessa forma, podemos dizer que o município é ideal para quem deseja fugir dos altos custos dos grandes centros, sem deixar a qualidade de vida de lado.

5. Novo Hamburgo – RS

Chegando na região sul do país, Novo Hamburgo também compõe a lista das cidades mais baratas do Brasil.

Localizada no interior do Rio Grande do Sul e com cerca de 250 mil habitantes, a cidade conta com uma forte economia, associada à produção de calçados.

Novo Hamburgo também oferece uma ótima infraestrutura para os seus moradores, sendo uma excelente opção para pessoas que procuram por climas e temperaturas mais amenas.

6. Teixeira de Freitas – BA

Localizada no sul da Bahia, Teixeira de Freitas possui cerca de 160 mil habitantes e aparece em sexto lugar na nossa lista de cidades mais baratas do Brasil para se viver.

Além de oferecer um custo de vida baixo para os seus moradores, a cidade também é conhecida por seu estímulo à educação, possuindo um dos melhores ensinos públicos de todo o estado da Bahia

7. Viçosa – MG

Voltando para o estado de Minas Gerais, temos a cidade de Viçosa que aparece em sétimo lugar entre as cidades mais baratas do Brasil.

Viçosa possui um pouco mais de 70 mil habitantes, e é conhecida por sua forte educação, afinal, a cidade abrange uma das principais universidades do estado, a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Com um custo de vida menor do que as capitais brasileiras, a cidade surge como uma excelente opção de moradia para estudantes que estão em busca de opções mais baratas.

8. Imperatriz do Maranhão – MA

Imperatriz do Maranhão é a segunda maior do estado e também a que possui o menor custo de vida.

A cidade possui cerca de 250 mil habitantes e sua economia está em ascensão, principalmente pelo fato da cidade estar entre os principais pólos energéticos do nordeste.

Além do mais, quem optar por morar em Imperatriz do Maranhão contará com uma riquíssima diversidade cultural e comercial.

9. Ji-Paraná – RO

Ji-Paraná é a segunda maior cidade do estado de Rondônia, com cerca de 130 mil habitantes.

A cidade está em nono lugar entre as cidade mais baratas do Brasil e oferece bastante conforto e tranquilidade para os seus moradores.

10- Sobral – CE

Fechando a lista as cidades mais baratas do Brasil temos a cidade Sobral, no Ceará.

Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade está localizada entre duas capitais: Fortaleza, capital do estado, e Teresina, capital do Piauí.

Sobral leva o título de quarta maior economia do estado do Ceará, sendo também um grande polo educacional, concentrando uma grande quantidade de universidades públicas do estado.